A saúde do professor: acústica arquitetônica
Dentre os parâmetros acústicos que afetam a inteligibilidade dos sons emitidos em ambientes fechados, destacam-se o ruído de fundo do ambiente e o decréscimo do nível sonoro com a distância da fonte emissora. Assim, sentar-se no fundo da sala de aula pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes, por impedir que eles distingam, com precisão, os sons emitidos, diminuindo a inteligibilidade da fala de seus professores. Considere a situação exemplificada pelo infográfico: à distância de 1 metro, o nível sonoro da fala de um professor é de 60 dB e diminui com a distância. Considere, ainda, que o ruído de fundo nessa sala de aula pode chegar a 45 dB e que, para ser compreendida, o nível sonoro da fala do professor deve estar 5 dB acima desse ruído.
Disponível em: www.ufrrj.br. Acesso em: 2 dez. 2021 (adaptado).
Para um valor máximo do ruído de fundo, a maior distância que um estudante pode estar do professor para que ainda consiga compreender sua fala é mais próxima de
a) |
3,0 m |
b) |
4,5 m |
c) |
6,5 m |
d) |
3,0 m |
e) |
9,5 m |
De acordo com o enunciado, para que a fala do professor seja compreendida, o seu nível sonoro deve estar 5 dB acima do nível sonoro do ruído de fundo. Dado que o ruído de fundo tem nível sonoro igual a 45 dB, os alunos devem se sentar na região onde o nível sonoro da fala do professor é igual ou superior a 50dB.
A partir da leitura do gráfico, conclui-se que a maior distância que um estudante pode estar do professor para que ainda possa compreender a sua fala é 3,0 m.