O Cerrado e a Amazônia abrigam grande número de serpentes popularmente conhecidas como cobras-corais. Na Amazônia, predominam as corais-verdadeiras, que são peçonhentas, enquanto no Cerrado prevalecem as falsas-corais, que não possuem peçonha. Essas espécies apresentam um padrão de coloração muito semelhante. Essa similaridade traz uma vantagem tanto para as corais falsas como para as verdadeiras.
FRANÇA, F. G. R. [...] serpentes corais em ambientes campestres, savânicos e florestais da América do Sul. Brasília: UnB, 2008 (adaptado).
Nas fotografias, são apresentadas exemplos dessas serpentes: uma coral-verdadeira e uma falsa-coral.
SILVA, L. C.; COTTA, G. A.; RESENDE, F. C. Cobra-coral: aplicativo educativo para reconhecimento das cobras-corais do estado de Minas Gerais, Brasil. Herpetologia Brasileira, n. 1, 2021 (adaptado).
Qual a vantagem dessa similaridade para as falsas-corais?
a) |
Facilita a captura de presas. |
b) |
Diminui a competição por recursos. |
c) |
Possibilita a geração de indivíduos híbridos. |
d) |
Reduz a possibilidade de sofrerem predação. |
e) |
Otimiza o encontro de parceiros reprodutivos. |
Na questão é abordado o mimetismo, que é o mecanismo evolutivo no qual uma espécie se assemelha morfologicamente a outra mais favorecida com o objetivo de se defender, geralmente. Nesse caso, a cobra falsa-coral não peçonhenta imita os padrões de coloração da cobra-coral verdadeira, que é peçonhenta, para afugentar predadores.
a) Incorreta. Por imitar o padrão de coloração de uma espécie peçonhenta, seria esperado que as presas fugissem e a captura poderia ser dificultada. A captura seria facilitada em caso de camuflagem, se a cobra se confundisse com o ambiente, por exemplo.
b) Incorreta. A diminuição da competição por recursos ocorreria se as cobras tivessem nichos ecológicos distintos. O padrão de coloração semelhante não se relaciona com a diminuição da competição entre esses animais.
c) Incorreta. Os indivíduos híbridos são formados por meio do cruzamento entre espécies distintas. O padrão de coloração, ainda que torna os indivíduos de espécies distintas mais semelhantes, não está associado à ocorrência de cruzamento entre esses indivíduos.
d) Correta. As falsas-corais se assemelham a uma espécie peçonhenta e pode reduzir a possibilidade de sofrerem predação, já que os predadores podem confundí-las com as corais-verdadeiras.
e) Incorreta. O parceiro reprodutivo é um indivíduo da mesma espécie. Dessa forma, um organismo de outra espécie, que seja semelhante morfologicamente, pode dificultar o encontro de parceiros reprodutivos.