Para melhorar o fluxo de ônibus em uma avenida que tem dois semáforos, a prefeitura reduzirá o tempo em que cada sinal ficará vermelho, que atualmente é de 15 segundos a cada 60 segundos. Admita que o instante de chegada de um ônibus a cada semáforo é aleatório.
O engenheiro de tráfego da prefeitura calculou a probabilidade de um ônibus encontrar cada um deles vermelho, obtendo . A paritr daí, estabeleceu uma mesma redução na quantidade do tempo, em segundo, em que cada sinal ficará vermelho, de maneira que a probabilidade de um ônibus encontrar ambos os sinais vermelhos numa mesma viagem seja igual a , considerando os eventos independentes.
Para isso, a redução do tempo em que o sinal ficará vermelho, em segundo, estabelecida pelo engenheiro foi de
a) |
1,35. |
b) |
3,00. |
c) |
9,00. |
d) |
12,60. |
e) |
13,80. |
Na forma original a probabilidade de se encontrar o semáforo no vermelho era de , pois o semáforo fica vermelho por 15 segundos a cada 60.
Com as alteraçoes propostas pelo engenheiro o semáforo ficará vermelho por um tempo que chamaremos de segundos. A probabilidade de se encontrar o semáforo no vermelho será de . A probabilidade de se encontrar os dois semáforos no vermelho será a probabilidade de encontrar um no vermelho E encontrar o outro também no vermelho. Ela será e, de acordo com o enunciado, esse produto deve ser igual a :
Assim, o semáforo deverá permanecer vermelho por 12 segundos a cada 60 segundos.
Como anteriormente ele ficava vermelho por 15 segundos, houve uma redução de 3 segundos no tempo em que o sinal fica vermelho.