Uma professora de matemática utiliza em suas aulas uma "máquina caça-números" para verificar os conhecimentos de seus estudantes sobre representações de números racionais. Essa máquina tem um visor dividido em seis compartimentos e, na lateral, um alavanca. Cada estudante puxa a alavanca e espera que os compartimentos parem de girar. A partir daí, precisa responder para a professora em quais posições se encontram os números que representam a mesma quantidade.
Um estudante puxou a alavanca, aguardou que os compartimentos parassem de girar e observou os números apresentados no visor. A configuração da maquina naquele instante esta apresentada na imagem.
Esse estudante respondeu corretamente a pergunta da professora.
As posições indicadas pelo estudante foram
a) |
I, II e IV.
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b) |
II, IV e V.
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c) |
II, III e V.
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d) |
III, V e VI.
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e) |
III, IV e VI.
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O número da posição V já está na sua representação decimal, ou seja, 4,5.
Para os demais, vamos fazer a conversão necessária.
Posição I:
Posição II:
Posição III:
Posição IV:
Posição V:
Posição VI:
Portanto, as três quantidades iguais podem ser indicadas pelo estudantes nas posições II, IV e V.