Logo ENEM

Questão 9 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 9

Variação Linguística Pressupostos e Subentendidos

Expressões e termos utilizados no Amazonas são retratados em livro e em camisetas

 "Na linguagem, podemos nos ver da forma mais verdadeira: nossas crenças, nossos valores, nosso lugar no mundo", afirmou o doutor em linguística e professor da Ufam em seu livro Amazonês: expressões e termos usados no Amazonas. Portanto, o amazonense, com todas as suas "cunhantãs" e "curumins", acaba por encontrar um lugar no mundo e formar uma unidade linguística, informalmente denominada de português "caboco", que muito se diferencia do português "mineiro", "gaúcho", "carioca" e de tantos outros espalhados pelo Brasil. O livro, que conta com cerca de 1100 expressões e termos típicos do falar amazonense, levou dez anos para ser construído. Para o autor, o principal objetivo da obra é registrar a linguagem.

 Um designer amazonense também acha o amazonês "xibata", tanto é que criou uma série de camisetas estampadas com o nome de Caboquês Ilustrado, que mistura o bom humor com as expressões típicas da região. A coleção conta com sete modelos já lançados, entre eles: Leseira Baré, Xibata no Balde e Até o Tucupi, e 43 ainda na fila de espera. Para o criador, as camisas têm como objetivo "resgatar o orgulho do povo manauara, do povo do Norte".

Disponível em: https://g1 .globo.com.Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado).

 

 


A reportagem apresenta duas iniciativas: o livro Amazonês e as camisetas do Caboquês Ilustrado. Com temática em comum, essas iniciativas



a)

recomendam produtos feitos por empreendedores da região Norte.

b)

ressaltam diferenças entre o falar manauara e outros falares. 

 

c)

reverenciam o trabalho feito por pesquisadores brasileiros.

d)

destacam a descontração no jeito de ser do amazonense.
 

e)

valorizam o repertório linguístico do povo do Amazonas.
 

Resolução

a) Incorreta. A iniciativas expostas na reportagem (o livro e as camisetas) não recomendam produtos de empreendedores, mas sim registram expressões e termos específicos da região, tanto no livro como na vestimenta.

b) Incorreta. O comentário sobre as diferenças entre o português caboco, mineiro, carioca etc. é feito pela reportagem ao analisar a relevância do livro. Portanto, não é possível afirmar que “ressaltar as diferenças entre o caboco e outras variantes linguísticas” seja o tema das iniciativas. Ainda, conforme destaca o final do texto, o "objetivo [das iniciativas] é 'resgatar o orgulho do povo manauara, do povo do Norte'.".

c) Incorreta. A produção do livro e a confecção das camisetas têm em comum o registro de expressões típicas dos manauaras e não a reverência ao trabalho de pesquisadores brasileiros.

d) Incorreta. A iniciativas referem ao registro da linguagem dos amazonenses, não ao “jeito de ser descontraído” dos manauaras.

e) Correta. As iniciativas, ao registrarem a linguagem utilizada pelos amazonenses e expô-las, seja no livro seja nas camisetas, possibilita a “visualização dos valores, crenças, do lugar no mundo”, segundo o autor do livro, e a “retomada do orgulho do povo”, como afirma o designer. Assim, verifica-se um movimento de valorização do repertório linguístico manauara.