É fundamentalmente no Minho, norte de Portugal, que o cavaquinho aparece como instrumento tipicamente popular, ligado às formas essenciais da música característica dessa província. O cavaquinho minhotó tem escala rasa com o tampo, o que facilita a prática do "rasqueado". O cavaquinho chega ao Brasil diretamente de Portugal, e o modelo brasileiro é maior do que a sua versão portuguesa, com uma caixa de ressonância mais funda. Semelhante ao cavaquinho minhoto, o machete, ou machetinho madeirense, é um pequeno cordófono de corda dedilhada, que faz parte da grande e diversificada família das violas de mão portuguesas. O ukulele tem a sua origem no século XIX, tendo como ancestrais o braguinha (ou machete) e o rajão, instrumentos levados pelos madeirenses quando eles emigraram para o Havaí.
OLIVEIRA, E. V. Cavaquinhos e família. Disponível em:
https://casadaguitarra.pt. Acesso em: 18 nov. 2021 (adaptado).
O conjunto dessas práticas musicais demonstra que os instrumentos mencionados no texto
a) |
refletem a dependência da utilização de matéria-prima europeia. |
b) |
adaptam suas características a cada cultura, assumindo nova identidade. |
c) |
comprovam a hegemonia portuguesa na invenção de cordófonos dedilhados. |
d) |
ilustram processos de dominação cultural, evidenciando situações de choque cultural.
|
e) |
mantém nomenclatura própria para garantir a fidelidade às formas originais de confecção. |
a) Incorreta. Os instrumentos foram trazidos de países estrangeiros e incorporados ao contexto nacional, onde foram adaptados a novas formas e matérias-primas.
b) Correta. Os instrumentos foram adaptados a cada cultura, assumindo novos formatos e sonoridades. Exemplo disso é cavaquinho minhoto, trazido de Portugal. No Brasil, foi transformado em um tamanho maior, com uma caixa de ressonância mais funda.
c) Incorreta. O texto não faz juízo de valor quanto à qualidade dos instrumentos. Logo, é incorreto afirmar que há uma suposta hegemonia portuguesa na invenção deles.
d) Incorreta. O texto contextualiza historicamente o processo pelo qual alguns instrumentos foram trazidos de países colonizadores para suas colônias, sem que se discuta sobre a dominação cultural. Ademais, não há menção a qualquer choque cultural.
e) Incorreta. As formas originais de confecção não foram mantidas, como ilustrado pelo cavaquinho minhoto e pelo ukelele.