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Questão 17 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 17

Interpretação de Textos

Memes e fake news: o impacto na educação das crianças

 Há quem diga que o Brasil nunca mais foi o mesmo depois dos memes. Na economia da velocidade, alguns apostam no humor, outros no engajamento político, e tem gente investindo alto na mentira também. Diante desse cenário, uma pergunta se torna essencial: será que todo mundo está conseguindo traduzir as mensagens postadas, curtidas e compartilhadas?

 Essa dúvida incentivou uma professora de língua portuguesa a desenvolver uma proposta de leitura e análise crítica de memes com estudantes do ensino fundamental, na rede pública do Distrito Federal, na cidade de Samambaia. "Percebi que muitos alunos e pais estavam divulgando conteúdos sem saber o que havia por trás das palavras", relata a professora.

 "O que antes era engraçado para os alunos passou a ser visto com outros olhos", afirma a professora. Para ela, que utilizou a representação da criança em memes de WhatsApp como material gerador das discussões em sala de aula, aguçar o olhar sobre essas mensagens impacta diretamente a atitude de postar, curtir e compartilhar conteúdos ao estimular o uso consciente da informação que circula nas plataformas de midia social.

 Letramento politico e midiático é um desafio intergeracional. Em tempos de noticias falsas, de imagens manipuladas e de memes sendo usados como triunfo da verdade de cada um, checagem de informação e interpretação de texto acabam se tomando moedas valiosas. 

Disponlvel em: https:ll1unetas.com.br.Aa1sso em: 15 jan. 2024 (adaptado)



 


Ao abordar a relação dos memes com a educação, a reportagem sustenta uma critica à
 



a)

falta de fiscalização no uso de aplicativos de mensagens por crianças.

b)

divulgação de informação manipulada em postagens virtuais.
 

c)

utilização de ferramentas digitais no trabalho educacional.

d)

exploração de conteúdos humorísticos nas midias sociais.
 

e)

propagação de mensagens com objetivos políticos.
 

Resolução

O enunciado pede explicitamente o ponto a que a reportagem não só faz uma crítica, mas também a sustenta.

a) Incorreta. Esse não é o ponto central do texto, uma vez que as crianças são o público das aulas da professora do Distrito Federal e que a falta de checagem é criticada em geral, não especificando a quem a crítica é direcionada. 

b) Correta. Todo o texto centra a crítica à falta de letramento digital, ou seja, à falta de base para a interpretação consciente das notícias e memes que são compartilhados nas mídias digitais. O exemplo da professora do Distrito Federal é uma aplicação prática do letramento político e digital, já que ela ensinou alunos a fazer uma análise crítica dos memes, justamente para que as informações manipuladas não os prejudiquem.

c) Incorreta. O caso citado, da professora do Distrito Federal, diz respeito ao estudo da representação da criança em memes do Whatsapp, propondo uma análise crítica acerca do uso da informação nas redes sociais, com o objetivo de que esse uso seja mais consciente. Ou seja, não foi promovida uma crítica à utilização de ferramentas digitais no trabalho educacional. Inclusive, o trabalho pedagógico dela inclui a promoção do bom uso das ferramentas digitais.

d) Incorreta. Há, sim, uma crítica ao conteúdo humorístico de alguns memes específicos, já que o texto afirma que o que antes era engraçado para os alunos passou a ser visto com outros olhos. No entanto, essa foi uma crítica direcionada a conteúdos que representam as crianças em memes, e não a qualquer conteúdo humorístico compartilhado nas mídias sociais.

e) Incorreta. A questão política à qual o texto faz referência é o letramento político e midiático. Não há uma crítica em relação ao compartilhamento de mensagens de cunho político, mas, sim, à falta de letramento político para entender esse e outros tipos de mensagem compartilhados nas mídias. Ou seja, não ter base para entender determinadas mensagens pode levar à manipulação política de cidadãos.