TEXTO I
Anônimo. Cabeça de uma figura feminina.
Circa 2700-2500 a.C. Escultura em mármore 8x32 cm.
Metropolitan Museum of Art Nova Iorque.
TEXTO II
MODIGLIANI, A. Cabeça de mulher. Circa 1910-1911.
Escultura em calcário. 68,3x15,9x24,1 com.
National Gallery of Art, Washigton.
WOLKOFF,J. These 5,000-Year-Old Sculptures Look Shockingly Similar to Modern Art
Disponível em: www.artsy.net. Acesso em: 19 jun. 2019.
A leitura comparativa das duas esculturas, separadas por mais de 2500 anos, indica a
a) |
valorização da arte antiga por artistas contemporâneos. |
b) |
resistência da arte escultória aos avanços tecnológicos. |
c) |
simplificação da forma em razão do tipo de material utilizado. |
d) |
persistência de padrões estéticos em diferentes épocas e culturas. |
e) |
ausência de detalhes como traço distintivo da arte tradicional popular. |
a) Incorreta. A produção da escultura por Modigliani, mesmo estando no período contemporâneo e mantendo semelhanças estéticas com a escultura do passado, não valoriza a arte antiga, pois parte dos traços e técnicas que compõem sua imagem, assim, apenas inspira-se nelas, algo que ocorre em toda a história da arte e artistas. Para o trabalho de Modigliane ser uma valorização, seria necessário ele fazer maior referência à arte do passado, salientando seu valor, o que não ocorre no trabalho da contemporaneidade.
b) Incorreta. A prática escultórica não utiliza de recursos tecnológicos, mas consiste de técnicas de artesania, sendo assim, não é possível criar um paralelo entre tecnologia e as esculturas em questão, uma vez que não se relacionam ao longo da história.
c) Incorreta. Ao analisar as duas imagens, percebe-se que não há uma simplificação da forma, pelo contrário, a escultura de Modigliani traz mais elementos em sua composição em relação ao outro trabalho artístico, tais como os olhos e a boca.
d) Correta. O texto I e o texto II demonstram similaridades estéticas para além de uma valorização da arte antiga, demonstrando que certos padrões se perpetuam nas produções artísticas subsequentes, mesmo em tempo e sociedades diferentes.
e) Incorreta. Mesmo com a primeira imagem não tendo os olhos e a boca, não significa que o trabalho não possua detalhes, pois é possível encontrá-los no contorno da cabeça, maxilar e pescoço, demonstrando técnica na execução.