Logo ENEM

Questão 20 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 20

História da Arte Geral

Texto I

 A linguagem visual dos adornos transmite informações sobre prestígio e transgressão, direito e dever, pois só é permitido ao individuo o uso de adornos de sua linha linhagem. Quando diretamente vinculadas aos conceitos cosmológicos, as artes indígenas convertem-se antes em prismas que refletem as concepções acerca da composição do universo e dos componentes que o povoam.

AGUILAR, N. (Org.); DIAS, J. A. B. F.; VELTHEN, L. H. V. Mostra do redescobrimento: artes indígenas. São Paulo: Fundação Bienal de  São Paulo-Associação Brasil 500 anos, 2000 (adaptado).


Texto II

Diadema (etnia Kayapó). Estado do Mato Grosso e Pará. Museu de Arte Indígena, s. d. 

Disponível em: www.maimuseu.com.br. Acesso em: 11 jul. 2024.
 


Pela leitura desses textos, infere-se que a compreensão da arte plumária indígena requer a consideração da



a)

indistinção hierárquica entre os membros de um mesmo grupo social.
 

b)

prevalência dos elementos do mundo natural sobre as relações humanas.
 

c)

reconfiguração constante das representações coletivas acerca do universo.

 

d)

indeterminação entre as noções de identidade individual e de identidade cultural.
 

e)

indiissociabilidade entre objetos ritualísticos e os papéis dos indivíduos na comunidade.
 

Resolução

a) Incorreta. Ao contrário do que afirma a alternativa, a linguagem visual e os ornamentos tratam do lugar social de quem a sustenta.

b) Incorreta. A utilização de materiais e elementos do mundo material não significa que eles são superiores àqueles que o portam, pelo contrário, utilizar tais materiais traz relevância e/ou visibilidade para o portador, não para a matéria em si.

c) Incorreta. Em nenhum momento o texto e a imagem trazem uma menção a reconfigurações das representações. O contrário é válido, pois, para se tornar símbolo e significar algo para a comunidade, é necessário manter o máximo possível sua configuração sistematizada.

d) Incorreta. Contrário à indeterminação sugerida pela alternativa, os ornamentos determinam um dever e uma postura dos portadores dos seus ornamentos.

e) Correta. Como demonstrado no texto I, os artefatos indígenas estão associados à suas crenças e ao papel do indivíduo na comunidade, vinculados ao seu “direito e dever”.