Texto I
A linguagem visual dos adornos transmite informações sobre prestígio e transgressão, direito e dever, pois só é permitido ao individuo o uso de adornos de sua linha linhagem. Quando diretamente vinculadas aos conceitos cosmológicos, as artes indígenas convertem-se antes em prismas que refletem as concepções acerca da composição do universo e dos componentes que o povoam.
AGUILAR, N. (Org.); DIAS, J. A. B. F.; VELTHEN, L. H. V. Mostra do redescobrimento: artes indígenas. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo-Associação Brasil 500 anos, 2000 (adaptado).
Texto II
Diadema (etnia Kayapó). Estado do Mato Grosso e Pará. Museu de Arte Indígena, s. d.
Disponível em: www.maimuseu.com.br. Acesso em: 11 jul. 2024.
Pela leitura desses textos, infere-se que a compreensão da arte plumária indígena requer a consideração da
a) |
indistinção hierárquica entre os membros de um mesmo grupo social. |
b) |
prevalência dos elementos do mundo natural sobre as relações humanas. |
c) |
reconfiguração constante das representações coletivas acerca do universo.
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d) |
indeterminação entre as noções de identidade individual e de identidade cultural. |
e) |
indiissociabilidade entre objetos ritualísticos e os papéis dos indivíduos na comunidade. |
a) Incorreta. Ao contrário do que afirma a alternativa, a linguagem visual e os ornamentos tratam do lugar social de quem a sustenta.
b) Incorreta. A utilização de materiais e elementos do mundo material não significa que eles são superiores àqueles que o portam, pelo contrário, utilizar tais materiais traz relevância e/ou visibilidade para o portador, não para a matéria em si.
c) Incorreta. Em nenhum momento o texto e a imagem trazem uma menção a reconfigurações das representações. O contrário é válido, pois, para se tornar símbolo e significar algo para a comunidade, é necessário manter o máximo possível sua configuração sistematizada.
d) Incorreta. Contrário à indeterminação sugerida pela alternativa, os ornamentos determinam um dever e uma postura dos portadores dos seus ornamentos.
e) Correta. Como demonstrado no texto I, os artefatos indígenas estão associados à suas crenças e ao papel do indivíduo na comunidade, vinculados ao seu “direito e dever”.