Se você é feito de música, este texto é feito pra você
Às vezes, no silêncio da noite, eu fico imaginando: que graça teria a vida sem música? Sem ela não há paz, não há beleza. Nos dias de festa e nas madrugadas de pranto, nas trilhas dos filmes e nas corridas do parque, o que seria de nós sem as canções que enfeitam o cotidiano com ritmo e verso? Quem nunca curou uma dor de cotovelo dançando lambada ou terminou de se afundar ouvindo sertanejo sofrência? Quantos já criticaram funk e fecharam a noite descendo até o chão? Tudo bem... Raul nos ensinou que é preferível ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Já somos castigados com o peso das tragédias, o barulho das buzinas, os ruídos dos conflitos. É pau, é pedra, é o fim do caminho. Há uma nuvem de lágrimas sobre os olhos, você está na lanterna dos afogados, o coração despedaçado. Mas, como um sopro, da janela do vizinho, entra o samba que reanima a mente. Floresce do fundo do nosso quintal a batida que ressuscita o ânimo, sintoniza a alegria e equaliza o fôlego. Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima.
BITTAR, L. Disponível em: www.revistabula.com. Acesso em: 21 nov 2021 (adaptado).
Defendendo a importância da música para o bem-estar e o equilíbrio emocional das pessoas, a autora usa, como recurso persuasivo, a
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contradição, ao associar o coração despedaçado à alegria. |
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metáfora, ao citar a imagem da metamorfose ambulante. |
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intertextualidade ao resgatar versos de letras de canções. |
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enumeração, ao mencionar diferentes ritmos musicais. |
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hipérbole, ao falar "sofrência", "tragédias" e "afogados". |
a) Incorreta. Não há uma contradição evidente entre o coração despedaçado e a alegria, uma vez que os termos aparecem em momentos distintos do texto. Além disso, não seria correto afirmar que a contradição seria um recurso persuasivo utilizado pela autora.
b) Incorreta. A menção à metamorfose ambulante cumpre, no texto, a função de fazer referência a uma das músicas mais icônicas da Música Popular Brasileira, interpretada por Raul Seixas, e não tem a intenção, portanto, de construir uma metáfora.
c) Correta. O texto é composto por uma série de referências a músicas brasileiras (como “Sozinho”, de Caetano Veloso; “Chega de saudade”, de Tom Jobim; “Metamorfose ambulante”, de Raul Seixas; entre outras). Esse recurso pode ser visto como persuasivo na medida em que ajuda na construção da ideia de que a música permeia o cotidiano das pessoas e que pode acompanhar diversos momentos de suas vidas, reiterando a compreensão de que a música é importante para manter o equilíbrio emocional das pessoas.
d) Incorreta. Ainda que o texto mencione diferentes ritmos musicais, eles aparecem diluídos ao longo dos parágrafos, e não como uma enumeração, tampouco são apresentados como um recurso persuasivo.
e) Incorreta. As menções a “sofrência”, “tragédias” e “afogados” não constituem hipérbole, uma vez que não estão sendo usadas para marcar um exagero proposital com a intenção de ressaltar o ponto de vista do autor. Os termos “sofrência” e “afogados”, inclusive, são claramente ligados ao universo da música (“sofrência” como um ritmo musical derivado do sertanejo e “afogados” como parte da música “Lanterna dos afogados”, da banda Os Paralamas do Sucesso).