A Língua da Tabatinga, falada na cidade de Bom Despacho, Minas Gerais, foi por muito tempo estigmatizada devido à sua origem e à própria classe social de seus falantes, pois, segundo uma pesquisadora, era falada por "meninos pobres· vindos da Tabatinga ou de Cruz de Monte — ruas da periferia da cidade cujos habitantes sempre foram tidos por marginais". Conhecida por antigos como a "língua dos engraxates", pois muitos trabalhadores desse ofício conversavam nessa língua enquanto lustravam sapatos na praça da matriz, a Língua da Tabatinga era utilizada por negros escravizados como uma espécie de "língua secreta", um código para trocarem informações de como conseguir alimentos, ou para planejar fugas de seus senhores sem risco de serem descobertos por eles.
De acordo com um documento do lphan (2011), os falantes da língua apresentam uma forte consciência de sua relação com a descendência africana e da importância de preservar a "fala que os identifica na região". Essa mudança de compreensão tangencia aspectos de pertencimento, pois, à medida que o falante da Língua da Tabatinga se identifica com a origem afro-brasileira, ele passa a ver essa língua como um legado recebido e tem o cuidado de transmiti-la para outras gerações. A concentração de falantes dessa língua está na faixa entre 21 e 60 anos de idade.
Disponível em: www.historiaeparcerias2019.rj.anpuh.org. Acesso em: 3 fev. 2024 (adaptado).
A Língua da Tabatinga tem sido preservada porque o(a)
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seu registro passou da forma oral para a escrita. |
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classe social de seus usuários ganhou prestígio. |
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sua função inicial se manteve ao longo dos anos. |
d) |
sentimento de identidade linguística tem se consolidado. |
e) |
perfil etário de seus falantes tem se tornado homogêneo. |
a) Incorreta. O texto não menciona a passagem da língua oral para a língua escrita, apenas destaca os usos que os falantes atribuem à Língua da Tabatinga.
b) Incorreta. Apesar de mencionar a classe social a que pertencem os falantes da Língua da Tabatinga, o texto não aponta para um ganho de prestígio dessa classe social, portanto, não é essa a causa da preservação da língua.
c) Incorreta. Na realidade, de acordo com o texto, houve uma alteração na função social da Língua da Tabatinga, que passou de uma espécie de “língua secreta”, um código, para a representação de um legado que deve ser transmitido para outras gerações.
d) Correta. O texto aponta para a forte identificação promovida pelo uso da Língua da Tabatinga, o que explica o movimento de preservação dessa língua. De acordo com o texto, a língua, que antes tinha um sentido mais pragmático (estabelecer uma comunicação em código para que seus falantes não fossem descobertos, por exemplo), passou a ser vista como um legado cultural que valoriza a descendência africana. Por isso, é correto afirmar é o sentimento de identidade desenvolvido pelos falantes que garante a preservação da Língua da Tabatinga.
e) Incorreta. O último período do texto destaca que os falantes da Língua da Tabatinga têm entre 21 e 60 anos, ou seja, o perfil etário dos falantes não se tornou homogêneo.