Logo ENEM

Questão 32 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 32

História da Arte Geral

    Uma definição possível para o conceito de arte afro-brasileira pode ser: produção plástica que é feita por negros, mestiços ou brancos a partir de suas experiências sociais com a cultura negra nacional. Exemplos clássicos dessa abordagem são Carybé (1911-1997), Mestre Didi (1917-2013) e Djanira da Motta e Silva (1914-1979), cujas obras emergem e ganham forma em razão do ambiente social no qual habitaram e viveram. Se Didi era um célebre representante da cultura religiosa nagô baiana e brasileira iniciado desde o ventre no candomblé, Carybé era argentino e, naturalizado brasileiro, envolveu-se de tal modo com essa religião que alguns dos orixás dos quais conhecemos a imagem visual são produções suas.

Disponível em: www.premiopipa.com. Acesso em: 13 nov. 2021 (adaptado).


Sob a perspectiva da multiculturalide e de acordo com o texto, a produção artística afro-brasileira caracteriza-se pelo(a)



a)

estranhamento no modo de apropriação da cultura religiosa de matriz africana.

b)

distanciamento entre as raízes de matriz africana e a estética de outras culturas.

c)

visão uniformizadora das religiões de matriz africana expressada nas diferentes produções.

d)

relação complexa entre as vivências pessoais dos artistas e os referenciais estéticos de matriz africana.

e)

padronização da forma de produção e da temática da matriz africana presente nas obras dos artistas citados.

Resolução

a) Incorreta. O texto não evidencia um estranhamento na apropriação da cultura afro-brasileira, mas traz uma luz para aquilo que define a arte afro-brasileira. Contrário à alternativa, percebe-se no texto, “iniciado desde o ventre no candomblé, Carybé era argentino”, a possibilidade da multicultura.

b) Incorreta. O texto traz o contrário da afirmativa da alternativa; não se trata do distanciamento da matriz africana, mas sim da sua apropriação e utilização.

c) Incorreta. O texto propõe uma reflexão sobre a influência africana nas práticas artísticas afro-brasileiras e, em nenhuma parte, menciona uma universalização, mas traz, sim, a pluralidade de tais práticas artísticas.

d) Correta. Longe de apresentar uma visão uniformizada ou padronizada das artes de origem africana, a arte afro-brasileira revela uma complexidade calcada nas experiências vividas pelo próprio artista proveniente dessa origem.

e) Incorreta.  Assim como mencionado na alternativa C e D, não se trata de uma padronização ou uniformização, mas sim, proporciona uma compreensão mais clara das possibilidades da arte afro-brasileira.