Por trás do universo "masculino" das lutas, é cada vez mais notório o aumento da participação de mulheres nessa prática corporal. Algumas situações reforçam esse fenômeno de ocupação em ambientes de lutas: a inclusão de mulheres em combates de artes marciais mistas, ou MMA, a transmissão televisiva de lutas de mulheres e a criação de horários específicos para elas em academias que ensinam lutas. Uma pesquisa científica mostrou menor participação e mobilização das meninas em comparação com meninos nas aulas de Educação Física. Entre as justificativas discentes para essa situação está o fato de que eles relacionam a luta como uma expressão corporal masculina e, por consequência, não adequada aos interesses femininos. Dessa forma, o ensino de lutas nas aulas de Educação Física é atravessado por tensões relacionadas às questões de gênero e sexualidade, o que, por sua vez, pode favorecer a sua exclusão do conteúdo próprio da disciplina.
SO, M. R.; MARTINS, M. Z.; BETTI, M. As relações das meninas com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Motrivivência, n. 56, dez. 2018 (adaptado).
Segundo o texto, apesar do aumento da participação de mulheres em lutas, a realidade na escola ainda é diferente em razão do(a)
a) |
esportivização desse conteúdo. |
b) |
masculinização dessa modalidade. |
c) |
enfoque desses eventos pela mídia. |
d) |
trato pedagógico dessa manifestação. |
e) |
marginalização desse tema pela Educação Física. |
a) Incorreta. Não é possível afirmar que a razão da realidade escolar ainda ser diferente, em relação ao ensino de lutas, corresponda a esportivização desse conteúdo, mas sim ao fato da luta ser vista como masculina pelos discentes.
b) Correta. De fato, segundo o texto, a realidade na escola quanto ao ensino de lutas ainda ser diferente nas aulas de educação física decorre da visão da luta como uma expressão corporal masculina.
c) Incorreta. O enfoque de eventos esportivos de lutas pela mídia muitas vezes mostra lutas femininas, o que tende a incentivar a participação feminina. Assim, o enfoque da mídia não pode ser apontado como a causa da realidade na escola ainda ser diferente quanto ao ensino de lutas.
d) Incorreta. O trato pedagógico das lutas não é mencionado no texto.
e) Incorreta. Não se pode afirmar, com base no texto, que ocorra uma marginalização do ensino de lutas pela Educação Física.