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Questão 34 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 34

Educação Física

Por trás do universo "masculino" das lutas, é cada vez mais notório o aumento da participação de mulheres nessa prática corporal. Algumas situações reforçam esse fenômeno de ocupação em ambientes de lutas: a inclusão de mulheres em combates de artes marciais mistas, ou MMA, a transmissão televisiva de lutas de mulheres e a criação de horários específicos para elas em academias que ensinam lutas. Uma pesquisa científica mostrou menor participação e mobilização das meninas em comparação com meninos nas aulas de Educação Física. Entre as justificativas discentes para essa situação está o fato de que eles relacionam a luta como uma expressão corporal masculina e, por consequência, não adequada aos interesses femininos. Dessa forma, o ensino de lutas nas aulas de Educação Física é atravessado por tensões relacionadas às questões de gênero e sexualidade, o que, por sua vez, pode favorecer a sua exclusão do conteúdo próprio da disciplina. 

SO, M. R.; MARTINS, M. Z.; BETTI, M. As relações das meninas com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Motrivivência, n. 56, dez. 2018 (adaptado).


Segundo o texto, apesar do aumento da participação de mulheres em lutas, a realidade na escola ainda é diferente em razão do(a)

 

 



a)

esportivização desse conteúdo.

b)

masculinização dessa modalidade.

c)

enfoque desses eventos pela mídia.

d)

trato pedagógico dessa manifestação.

e)

marginalização desse tema pela Educação Física.

Resolução

a) Incorreta. Não é possível afirmar que a razão da realidade escolar ainda ser diferente, em relação ao ensino de lutas, corresponda a esportivização desse conteúdo, mas sim ao fato da luta ser vista como masculina pelos discentes.
b) Correta. De fato, segundo o texto, a realidade na escola quanto ao ensino de lutas ainda ser diferente nas aulas de educação física decorre da visão da luta como uma expressão corporal masculina. 
c) Incorreta. O enfoque de eventos esportivos de lutas pela mídia muitas vezes mostra lutas femininas, o que tende a incentivar a participação feminina. Assim, o enfoque da mídia não pode ser apontado como a causa da realidade na escola ainda ser diferente quanto ao ensino de lutas.
d) Incorreta. O trato pedagógico das lutas não é mencionado no texto.
e) Incorreta. Não se pode afirmar, com base no texto, que ocorra uma marginalização do ensino de lutas pela Educação Física.