Logo ENEM

Questão 39 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 39

Modernismo (FSH)

VISCONTI, E. Três meninas no jardim. Óleo sobre tela,

81 x 65 cm. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, 1935.

Disponível em: www.eliseuviscontl.com.br. Acesso em: 18 set. 2012.


Eliseu D'Angelo Visconti (1866-1944) desenvolveu diversas obras no Brasil, com grande influência das escolas europeias. Em sua pintura Três meninas no jardim, há



a)

culto à fluidez e ao progresso, nos moldes do ideário futurista.

b)

valorização de formas decompostas, a exemplo do estilo cubista.

c)

feitos fugazes de luz e movimento, que remetem à estética impressionista.

d)

expressão do sonho e do inconsciente, que dialoga com a proposta surreallsta.

e)

tematização de elementos cotidianos, que resgata modelos de representação da arte realista.

Resolução

a) Incorreta. O futurismo foi uma vanguarda que representava em suas imagens um grande dinamismo, onomatopeias e colagens, características não encontradas na imagem em questão.

b) Incorreta. O cubismo trazia, de fato, imagens decompostas e, além disso, geometrizava sua composição e representava diversos pontos de vista em um único ponto de vista, portanto, a alternativa está incorreta em relação à imagem em questão.

c) Correta. Como evidenciado na imagem, há uma predominância da luz e das cores claras, características predominantes da vanguarda europeia impressionista.

d) Incorreta. O sonho e o inconsciente, vindos da psicanálise, influenciaram fortemente a vanguarda surrealista, que, por sua vez, trouxe composições fora da normatividade do mundo material, o que não se observa na obra de Visconti.

e) Incorreta. A imagem da obra pode se referir a uma temática do cotidiano, que de fato também é temática do realismo, porém, o realismo aponta para uma estética que copia o máximo possível do seu meio observado, o que não acontece na pintura em questão, que traz uma estética com pinceladas soltas, gestuais e cores saturadas.