Logo ENEM

Questão 40 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 40

Educação Física

    Pressão, depressão, estresse e crise de ansiedade. Os males da sociedade contemporânea também estão no esporte. A tenista Naomi Osaka, do Japão, jogadora mais bem paga do mundo e que já ocupou o número 2 do ranking, retirou-se do torneio de Roland Garros de 2021 porque não estava conseguindo administrar as crises de ansiedade provocadas pelos grandes eventos, por ser uma estrela aos 23 anos, e pelo peso de parte da imprensa. O tenista australiano Nick Kyrgios, de 25 anos, revelou sua "situação triste e solitária" enquanto lutava contra a depressão causada pelo ritmo avassalador do Circuito Mundial de Tênis. O jogador de basquete americano Kevin Love também tornou público seu quadro de ansiedade e depressão. O mundo do atleta é solitário e distante da família. O que vemos numa partida não reflete a rotina desgastante. A imprensa denomina atletas como heróis, como se aquele corpo fosse indestrutível, mas a mente é o ponto fraco da história.

Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 31 out. 2021 (adaptado)


As causas do desequilíbrio na saúde mental apontadas no texto estão relacionadas às



a)

nacionalidades diversificadas dos praticantes.

b)

modalidades esportivas distintas.

c)

faixas etárias aproximadas.

d)

representações heroicas dos atletas.

e)

pressões constantes dos eventos e da mídia.

Resolução

a) Incorreta. As causas do desequilíbrio na saúde mental, destacadas no texto, não estão relacionadas à nacionalidade diversificada dos participantes, demonstrando justamente que atletas de diferentes nacionalidades foram afetados pela pressão, depressão, estresse e crise de ansiedade.
b) Incorreta. As causas do desequilíbrio na saúde mental, destacadas no texto, não estão relacionadas à modalidades esportivas distintas, pelo contrário, o texto aponta que vários atletas de diferentes modalidades esportivas foram afetados pela pressão, depressão, estresse e crise de ansiedade.
c) Incorreta. As causas do desequilíbrio na saúde mental, destacadas no texto, não estão relacionadas à faixas etárias aproximadas, pois, como descrito, vários atletas de diferentes idades foram afetados em sua saúde mental. 
d) Incorreta. As causas do desequilíbrio na saúde mental, destacadas no texto, não estão relacionadas às representações heroicas dos atletas. O texto aponta que, embora sejam tratados como herois, os atletas podem sofrer com o desequilíbrio na saúde mental, mas não que esse seja o motivo para tal sintoma.
e) Correta. As causas do desequilíbrio na saúde mental, destacadas no texto, estão relacionadas a pressões constantes dos eventos e da mídia, descritos inclusive pela rotina desgastante, solidão e pressão relatados pelos atletas. Alguns trechos do texto sinalizam tais aspectos: "provocadas pelos grandes eventos", "pelo peso de parte da imprensa", "pelo ritmo avassalador do Circuito Mundial de Tênis".