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Questão 44 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 44

textos literários Interpretação de Textos

    Até ali que sabia das misérias do mundo? Nada. Aquela noite do Castelo, tão simples, tão monótona, fora uma revelação! Era bem certo que a lágrlma existia, que irrompiam soluços de peitos oprimidos, que para alguém os dias não tinham cor nem a noite·tinha estrelas! Ela, criada entre beijos, no aroma dos seus jardins, com as vontades satisfeitas, o leito fofo, a mesa delicada, sentira sempre no coração um desejo sem nome, um desejo ou uma saudade absurda, a saudade do céu, como dizia o dr. Gervásio, e que não era mais que a doida aspiração da artista incipiente, que germinava no seu peito fraco.

    E aquela mesma mágoa parecia-lhe agora doce e embaladora, comparando-se à outra, a Sancha, da sua idade, negra, feia, suja, levada a pontapés, dormindo sem lençóis em uma esteira, comendo em pé, apressada, os restos parcos e frios de duas velhas, vestida de algodões rotos, curvada para um trabalho sem descanso nem paga!

    Por quê? Que direito teriam uns a todas as primícias e regalos da vida, se havia outros que nem por uma nesga viam a felicidade?

ALMEIDA. J. L. A falência. Disponlvel em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 28 dez. 2023.


Nesse fragmento do romance de Júlia Lopes de Almeida escrito no cenário brasileiro pós-abolição, a narradora exprime um olhar critico sobre a



a)

desvalorização da arte produzida por mulheres.

b)

mudança das condições de moradia do povo negro.

c)

ruptura do projeto politico de emancipação feminina.

d)

exploração da força de trabalho da população negra.

e)

disputa de poder entre brancos e negros no século XIX.

Resolução

O enunciado pede especificamente o ponto sobre o qual a narradora exprime um olhar crítico. O parágrafo final promove um questionamento comparativo sobre os privilégios de uns, os brancos, em relação ao sofrimento de outros, os negros.

a) Incorreta. Por mais que haja menção à artista incipiente, não foi desenvolvida uma crítica sobre a desvalorização de produções artisticas em geral. Ainda mais considerando que o enunciado enfatiza o período pós-abolição, a alternativa correta deve conter uma crítica que ao menos passe pelo teor racial, não se restringindo à questão de gênero, como esta. 

b) Incorreta. Não há uma representação de alguma condição de moradia anterior à representada no texto para que haja um olhar crítico lançado sobre essa suposta mudança.

c) Incorreta. Não há menção a um projeto político de emancipação feminina. Ainda mais considerando que o enunciado enfatiza o período pós-abolição, a alternativa correta deve conter uma crítica que ao menos passe pelo teor racial, não se restringindo à questão de gênero, como esta. 

d) Correta. O final do segundo parágrafo "... curvada para um trabalho sem descanso nem paga!" deixa claro que o olhar crítico é direcionado à exploração da força de trabalho negra, que tinha que comer às pressas e em pé, sem descanso, para continuar sendo explorada.

e) Incorreta. O texto deixa claro como o povo negro sofria as consequências da escravidão. Não há uma disputa de poder sendo representada, mas, sim, o sofrimento de pessoas pretas pela opressão trabalhista de brancos.