Logo ENEM

Questão 46 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 46

Segundo Ciclo da Borracha

TEXTO I 

  O bufarinheiro, conhecido nas cidades por teque-teque, chama-se, nos recônditos na Amazônia, ''regatão''. Em lugar de transportar nas costas o mundo de miudezas, transporta-o no bojo de uma gaiola que desloca duas, três, quatro toneladas, divididas em seções de secos e molhados e é movido por remo de faia. Cortando comunidades e matas da Amazônia por rios, dentro dessas galolas, riscadas de prateleiras, encontram-se os artigos mais díspares, que vão da agulha à espingarda, do lenço ao cobertor, da chita à escova de dentes.

MORAES, R. Na Planície Amazônica. São Paulo: Editora Nacional, 1936 (adaptado). 

TEXTO II 

  No século XIX, o comércio dos regatões era feito, então, com base em relação tecidas com quilombolas, pequenos produtores, comerciantes locais e indígenas, constituindo relação comercial alternativa ao abastecimento da população. 

HENRIQUE, M. C.; MORAIS, L. T. Estradas líquidas, comércio sólido: índios e regatões na Amazônica (século XIX). Rev. Hist., n. 171, jul.-dez. 2014 (adaptado).

 


Como parte do patrimônio cultural da Amazônia o regatão foi fundamental, no século XIX, para a 



a)

organização de rotas de fuga na floresta tropical.

 

b)

criação dos postos de trabalho nos seringais nortistas.

 

c)

divulgação de receitas de fármacos nas zonas ribeirinhas.

d)

construção de redes de sociabilidade no interior brasileiro.

e)

ampliação de ambientes de lazer nos territórios autóctones. 

Resolução

a) Incorreta. Os textos fornecidos abordam o comércio existente no norte do país, especialmente na região amazônica, ao longo do século XIX. Esse comércio descrito, também chamado de “regalão”, não representava a criação de rotas de fuga da região citada, estando, na verdade, relacionado ao abastecimento da área amazônica.

b) Incorreta. De fato, o auge do “ciclo da borracha” se deu no final do século XIX e início do século XX no norte do Brasil, quando se ia atrás do látex retirado das seringueiras. Porém, a questão não está se referindo a isso, mas sim à rede de comércio que abastecia a região.

c) Incorreta. Não há nenhuma referência à divulgação de receita de remédios pela atividade comercial descrita. Mesmo que estivesse citada por um dos dois textos, o foco central não seria esse, mas sim o próprio comércio.

d) Correto. O texto destaca que a ação dos comerciantes acaba por levar a uma certa integração e socialização da região por meio daquela atividade.

e) Incorreto. Os textos fornecidos pela questão não guardam nenhuma relação com ambientes de lazer. Ao contrário, destacam as relações comerciais ocorridas na região amazônica no final do século XIX.