Logo ENEM

Questão 47 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 47

Ditadura Argentina

Era uma vez um país, uma cidade, uma praça, algumas mães... Las Madres de Plaza de Mayo! Silenciosas, com lenços brancos na cabeça, rondavam a Praça de Maio. Incansáveis, caminharam por dias, meses, anos. Foram chamadas de loucas. Em silêncio, criaram um fato político, escancararam as estranhas da repressão, desafiaram o aparato militar e suas dores ecoaram pelo mundo. Como observou Oliveira, ''à luz do dia, sob as janelas do ditador, sob chuva, sob sol, no silêncio entrecortado de gritos, faziam ouvir como que a alucinação de uma litania, que ecoou no país, na América Latina e além-mar''. Era impossível ignorá-las, estavam lá, sempre em silêncio, mas estravam lá. 

  GONÇALVES, R. De antigas e novas loucas: Madres e Mães de Maio contra violência de Estado. Lutas Sociais, n. 29, jul.-dez. 2012.


Qual problema de âmbito nacional argentino o movimento social mencionado expôs ao mundo?



a)

Violação dos direitos humanos.

b)

Insegurança da juventude periférica.

c)

Naturalização da violência doméstica.

d)

Ampliação das desigualdades sociais. 

e)

Relativização dos princípios democráticos. 

Resolução

a) Correta. O Movimento das mães e avôs da Praça de Maio se iniciou na época da ditadura na Argentina (1976=1983), em 1977. Essas senhoras se colocavam em frente ao palácio do governo, sempre com lenços brancos nas cabeças e queriam saber sobre o paradeiro de seus filhos e filhas, sequestrados pelo regime autoritário. Hoje sabemos que os capturados eram levados para a Escola de Mecânica da Armada (EMA) e lá torturados e mortos. Nesse sentido, o referido movimento denuncia a violação dos direitos humanos na Argentina daquele período.

b) Incorreta. A questão central aqui é a da ação da ditadura argentina contra seus opositores e as violações que cometeram, não há menção a insegurança nas periferias das cidades daquele país.

c) Incorreta. O texto não guarda qualquer relação com a questão da violência doméstica, mas sim com a violação dos direitos humanos pela ditadura argentina.

d) Incorreta. O texto não aborda questões econômicas, tais como as desigualdades sociais. Na verdade, se trata de questões políticas ligadas ao período da ditadura militar argentina.

e) Incorreta.  Embora se imagine que o Movimento das mães e avós da Praça Maio tenha relação com a questão da democracia, em momento algum se pode inferir que exista qualquer relativização desse conceito ao longo do texto.