Logo ENEM

Questão 53 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 53

Geomorfologia Terremotos

TEXTO I 

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a cidade de Valparaíso, na costa chilena. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 112 quilômetros.

Terremoto de magnitude 5,9 atinge Valparalso, no Chile. Disponível em: www.cnnbrasll.com.br. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

TEXTO II 

Um tremor de terra de magnitude 4,8 foi registrado no município de Atalaia do Norte, no interior do estado do Amazonas. O abalo é de magnitude considerada mediana para os níveis do Brasil. Os eventos dessa região costumam ser resultado das atividades da placa de Nazca.

Tremor de terra de magnitude 4,8 é registrado no Interior do Amazonas. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

TEXTO III

Moradores usaram as redes sociais para relatar tremores de terra no interior de São Paulo. As atividades foram registradas nas cidades de Júlio Mesquita e Guaimbê e tiveram magnitude 3,0 na escala Richter, o que é considerado pequeno e sem previsão de danos.

Moradores do interior de SP relatam tremores de terra. Disponível em: https://noticias.r7.com. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).


As diferenças entre os eventos geológicos relatados decorrem de distintas posições geográficas das cidades em relação a:



a)

Planícies costeiras. 

b)

Bacias continentais. 

c)

Zonas de subducção. 

d)

Áreas de denudação. 

e)

Vertentes escarpadas.

Resolução

Os terremotos ou sismos representam a liberação de energia do interior do planeta por meio de choques entre placas tectônicas, grandes estruturas rochosas da crosta terrestre. Dessa forma, áreas mais próximas dos limites entre diferentes placas, notadamente em áreas de subducção (em que uma placa tectônica afunda em relação a outra) tendem a liberar maior quantidade de energia e, consequentemente, gerar terremotos mais intensos.

Posto isso, é possível afirmar que:

a) Incorreta. Planícies costeiras são áreas próximas ao litoral, geralmente de baixa altitude, mas sua presença não é determinante para a ocorrência de terremotos. O que importa para os eventos sísmicos é a interação entre placas tectônicas, especialmente em zonas de subducção. Embora o Chile tenha planícies costeiras, a causa dos terremotos na região é a subducção da placa de Nazca sob a placa Sul-Americana, não a característica da planície em si.

b) Incorreta. Bacias continentais são grandes depressões no interior dos continentes, que podem acumular sedimentos ao longo de milhões de anos. Elas não estão diretamente relacionadas à ocorrência de terremotos intensos, pois os sismos mais fortes estão associados a zonas de contato entre placas tectônicas, especialmente onde ocorre subducção. Os tremores no interior do Brasil, por exemplo, não resultam de uma bacia continental, mas de pequenas movimentações dentro da placa Sul-Americana, que é uma placa tectônica relativamente estável, mas onde podem ocorrer tremores menores, denominados terremotos de acomodação.

c) Correta. As zonas de subducção são locais onde uma placa tectônica é forçada para baixo de outra, gerando acúmulo de tensão e liberando energia em forma de terremotos quando essa tensão é liberada. No caso do Chile, a subducção da placa de Nazca sob a placa Sul-Americana é a principal causa dos fortes terremotos na região.

d) Incorreta. Denudação é o processo de erosão e desgaste das rochas da superfície terrestre. Embora esse processo possa modificar a paisagem ao longo do tempo, ele não está relacionado com a liberação de energia sísmica. Os terremotos são causados pelo movimento entre placas tectônicas, não pela erosão da superfície terrestre.

e) Incorreta. Vertentes escarpadas são encostas íngremes, muitas vezes associadas a processos de erosão e deslizamentos de terra. No entanto, a inclinação do terreno ou a presença de escarpas não está diretamente ligada à atividade sísmica. Terremotos acontecem por causa de movimentos tectônicos profundos, e não pela inclinação ou formação das vertentes.