Logo ENEM

Questão 54 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 54

República Velha

  Tal qual num exército, não se compreende um efetivo composto apenas de oficiais. Também na saúde pública, os funcionários técnicos graduados necessitam ser assistidos por auxiliares em número suficiente e com preparo adequado, constituído pelas enfermeiras de saúde pública, educadoras ou visitadoras sanitárias, técnicos de laboratório, inspetores ou guardas etc., para não falarmos no pessoal burocrático, não especializado.

PAULA SOUZA, G. H.; VIEIRA, F. B. Centro de saúde "eixo" de organização sanitária. Boletim do Instituto de Higiene de São Paulo, n. 59 (adaptado).


O texto dos sanitaristas atuantes nas décadas de 1920 e 1930 veicula uma mensagem caracterizada pela 



a)

higienização moral.

b)

imposição eugênica. 

c)

assimilação cultural.

d)

hegemonização indentitária. 

e)

hierarquização profissional. 

Resolução

a) Incorreta. A alternativa cita a questão da “higienização moral”, porém o texto procura enfatizar a hierarquia do serviço de saúde pública como algo importante para sua eficiência.

b) Incorreta. Embora a questão do sanitarismo do início do século 20 possa ter tido algum vínculo com ideais eugênicos, ou seja, considerar a genética de determinada “raça humana” superior a outras, o texto em destaque não aborda tais elementos.

c) Incorreta. O foco da questão aqui é a hierarquia do trabalho e não questões ligadas a cultura ou assimilação cultural.

d) Incorreta. O texto não trata de questões de identidade cultural ou defende uma homogeneização cultural. Na verdade, está ligado a divisão e hierarquização do trabalho da saúde pública.

e) Correta. O texto compara a saúde pública com um exército. Segundo afirma, a saúde pública, tal qual o exército, não pode viver apenas de oficiais, mas deve existir todo um corpo burocrático. Dessa forma, a questão central aqui é a da hierarquização dos postos de trabalho dentro dessa atividade.