Logo ENEM

Questão 56 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 56

Proclamação da República Positivismo

   Com a proximidade do final do século XIX, amplificaram-se as expectativas com relação ao século seguinte. Se muitas eram as utopias, talvez uma das mais evidentes tenha se concentrado nas potencialidades da nova ciência, com suas invenções e projetos. Não é por mera coincidência que a agenda do país tenha sido tomada pela introdução de uma série de inventos. De forma acelerada, entraram no Brasil a luz elétrica e,  com ela, o telégrafo, o telefone, o cinematógrafo. Na área de transportes, o trem a vapor é substituído pelo elétrico, que assiste à entrada do automóvel e até do aeroplano.

COSTA, A, M,; SCHWARCZ, L. M. 1890-1914, no tempo das certezas. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).


No Brasil, os eventos descritos ganharam conotação política ao serem vinculados à



a)

expansão estratégica do imperialismo.

b)

ascensão gradual do mercantilismo.

c)

laicidade da educação.

d)

retomada do absolutismo.

e)

visão republicana de nação.

Resolução

a) Incorreta. Embora o período referido, que representa o final do século XIX, seja também o período correspondente ao avanço do imperialismo europeu, e que uma das estratégias de expansão imperialista pode ser atrelada às novas tecnologias da época, o contexto não pode ser associado ao Brasil da época. Se nos mantivermos atentos ao que o texto e o enunciado abordam, o foco seria no apontamento de uma conotação política para os eventos descritos, conotação essa que não é, no caso brasileiro, imperialista.

b) Incorreta. O mercantilismo, ou capitalismo mercantil, foi uma prática econômica própria da Idade Moderna, tendo seu auge durante o século XVI. Dessa maneira, não há relação com o século XIX e as tecnologias ligadas à Segunda Revolução Industrial abordadas pelo texto.

c) Incorreta. A laicidade na educação, ou mesmo pressupostos ligados a essa ideia, como a instauração do Estado laico, estavam presentes na época em que se localiza o assunto mencionado pelo texto. A própria Constituição de 1891, a primeira das cartas constitucionais republicanas da história do Brasil, traz esse elemento. Porém, não se aborda no excerto que serve de base à questão a problemática da laicidade.

d) Incorreta. O absolutismo, forma política do Antigo Regime, havia sido bastante questionado durante o final do século XVIII e ao longo do século XIX. Esses questionamentos ocorreram tanto na Europa quanto no Brasil, que, mesmo vivendo sobre um império entre os anos de 1822 e 1889, possuía um regime político que não adotava características claramente absolutistas - mesmo havendo uma grande concentração de poder nas mãos do imperador - tendo, por exemplo, uma Constituição. Dessa maneira, não se discute nenhuma forma de retomada do absolutismo no contexto em pauta.

e) Correta. O movimento republicano brasileiro teve várias vertentes. Uma delas, bastante popular entre os militares, era filiada à ideologia positivista, com sua ênfase em uma interpretação da sociedade por meio da ciência e na defesa de um progresso histórico e político também embasado nos avanços científicos da época. Assim, a leitura positivista do contexto de finais do século XIX, com suas inovações tecnológicas - luz elétrica, cinema, telégrafo, telefone - toma a forma de uma espécie de utopia científica, na qual a revolução técnica levaria a humanidade a novos estágios. Para os positivistas brasileiros, esse avanço científico seria acompanhado de uma modernização política, sendo que a monarquia, por eles considerada arcaica e ultrapassada, seria superada pela república. Seguindo essa lógica, a república recém implantada seria a forma política adequada para levar a nação a novos píncaros de glória científica e de modernização.