As instituições que a Idade Média nos legou são de um valor maior e mais imperecível do que suas catedrais. E a universidade é nitidamente uma instituição medieval - tanto quanto a monarquia constitucional, ou os parlamentos, ou os julgamento por meio do júri. As universidades e os produtos imediatos das suas atividades constituem a grande realização da Idade Média na esfera intelectual.
RASHDALL, H. apud OLIVEIRA, T. Origem e memórida das universidades medievais. Varia História, n. 37, jan-jun. 2007.
De acordo com o texto, o legado das universidades medievais torna-se um relevante patrimônio histórico-cultural por
a) |
adotar currículo e método padronizado. |
b) |
rejeitar ideologias e costumes orientais. |
c) |
possuir organização e função mercantil. |
d) |
transmitir técnicas e valores ecumênicos. |
e) |
agregar tradição e conhecimento científico. |
a) Incorreta. Embora as universidades medievais tivessem uma base curricular relativamente padronizada - que girava em torno do Trivium (gramática, retórica e lógica) e do Quadrivium (aritmética, astronomia, música e geometria) - e fossem marcadas pelo método escolástico, esse modelo é algo muito próprio da época e que atendia ao contexto da sociedade e da intelectualidade medievais, não podendo ser apontado como legado para o patrimônio histórico-cultural. Deve-se apontar que mesmo o currículo não era algo de fixidez absoluta, já que as faculdades de medicina, teologia e direito poderiam ter componentes curriculares distintos.
b) Incorreta. Embora exista um foco na Europa cristã e no pensamento próprio dessa cultura religiosa, não se pode atribuir às universidades medievais um completo rechaço ao pensamento oriental. Pensadores como o filósofo e médico persa Avicena (Ibn-e-Sina, nascido em 980 e morto em 1037) e o matemático árabe Al-Hazém (965-1040) foram de grande influência para a formação do pensamento universitário da Europa medieval.
c) Incorreta. As universidades poderiam atender a pessoas provenientes das classes mercantis, que vinham se expandindo no período da Baixa Idade Média (séculos XI ao XV), mas sua função não estava relacionada com atividades mercantis, e sua estrutura organizacional não podia ser comparada com a de instituições ligadas aos mercadores.
d) Incorreta. Durante a Idade Média, as universidades estavam fortemente ligadas à Igreja Católica, inclusive com essa instituição fornecendo a licença para os docentes ministrarem suas aulas. Mesmo com a ocorrência de debates e com a existência de estudos que não ficavam presos apenas à cultura cristã, não podemos classificar a experiência das universidades medievais como algo que transmitia valores ecumênicos, ou seja, que agregava diferentes crenças para além da católica.
e) Correta. As universidades medievais consolidaram-se como centros de manutenção e de produção do conhecimento, ou seja, ao mesmo tempo em que se preservava a tradição - que pode ser entendida, no contexto medieval, também como a tradição filosófica cristã - apontava-se novos caminhos para o conhecimento e o delineamento de métodos e estratégias para a pesquisa científica. Essa é, até hoje, parte das funções das universidades, de modo que o mundo medieval deixou como legado e como patrimônio essas práticas de ensino e pesquisa que estão presentes em nosso mundo contemporâneo. Essa permanência é evidenciada pela própria solidez institucional de universidades que foram criadas no mundo medieval e ainda são atuantes, como é o caso das universidades de Bolonha, Paris e Oxford, dentre outras.