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Questão 61 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 61

Conquista da América América Espanhola Administração colonial

O bispo Bartolomeu de Las Casas é o homem mais odiado da América, o anti-Cristo dos senhores, o açoite destas terras. Por sua culpa, o imperador promulgou novas leis que despojam de escravos índios os filhos dos conquistadores. O que será deles sem os braços que os sustentam nas minas e nas lavouras? As novas leis estão arrancando a comida de suas bocas. Las Casas é o homem mais amado da América. Voz dos mudos, teimosos defensor dos que recebem pior tratamento que o esterco das praças, denunciador de quem por cobiça converte Jesus Cristo no mais cruel dos deuses e o rei em lobo faminto de carne humana. 

GALEANO, E. Os nascimentos. Porto Alegre: L&PM, 2011 (adaptado).


Os diferentes pontos de vista presentes no texto expressam que o bispo era, ao mesmo tempo, 



a)

execrado pelos reis e reverenciado pelos religiosos do local. 

b)

detestado pelos colonizadores respeitado pelos povos do lugar. 

c)

menosprezado pela colônia e idolatrado pelos governantes da região. 

d)

desrespeitado pela metrópole e adorado pelos invasores da Espanha. 

e)

desacatado pelos excluídos e valorizado pelos negociantes de negros. 

Resolução

Bartolomeu de las Casas foi um frade dominicano espanhol que se tornou uma figura central na história da colonização das Américas, especialmente por suas ferrenhas críticas à violência e à exploração sofridas pelos povos indígenas. Nascido em Sevilha, em 1484, Las Casas participou ativamente da colonização das Índias Ocidentais (termo pelo qual se referiam à América), inicialmente como encomendero (proprietário de terras e de mão de obra indígena). No entanto, testemunhando de perto as atrocidades cometidas contra os indígenas, Las Casas experimentou uma profunda transformação. A visão inicial do indígena como um ser inferior e selvagem foi substituída por uma profunda compaixão e defesa de seus direitos. Renunciou à sua vida como encomendero e ordenou-se frade dominicano, dedicando sua vida à defesa da causa indígena. Como frade e teólogo, Las Casas utilizou seus conhecimentos para denunciar os abusos cometidos pelos colonizadores espanhóis. Sua obra mais conhecida, Brevíssima Relação da Destruição das Índias, é um relato chocante das atrocidades praticadas contra os povos nativos, como massacres, escravidão, doenças e a destruição de suas culturas. A obra de Las Casas teve grande impacto na Europa, gerando debates sobre a legitimidade da colonização e a responsabilidade moral dos europeus. Ele participou ativamente de debates teológicos e políticos, defendendo a humanidade dos indígenas e a necessidade de protegê-los.

Bartolomeu de las Casas é considerado um dos primeiros defensores dos direitos humanos na história. Seu trabalho contribuiu para a criação de leis mais justas para os indígenas, como as Leis Novas de 1542, que proibiam a escravização dos indígenas e estabeleciam normas para sua proteção. Apesar de suas contribuições, Las Casas também foi alvo de críticas, sendo acusado de idealizar os indígenas e de não ter uma solução prática para os problemas da colonização. No entanto, seu legado é inegável: ele foi um pioneiro na defesa dos direitos dos povos nativos e sua obra continua a inspirar ativistas e estudiosos até os dias de hoje.

A questão demanda que se apontem os dois diferentes pontos de vista expressos no texto a respeito do bispo Las Casas. Diante do exposto, podemos analisar as alternativas da seguinte maneira:

a) Incorreta. Como o próprio texto afirma, a ação de Las Casas motivou o imperador espanhol a promulgar leis que restringiam a escravização dos nativos, de modo que não podemos afirmar que era uma figura execrada pelos reis, já que sua opinião era ouvida e considerada. Já a ideia do bispo ser reverenciado pelos religiosos locais trata-se de um exagero, pois, embora gozasse de prestígio teológico, Las Casas era uma figura com posicionamentos contundentes e polêmicos, o que o afastava de ser uma unanimidade diante dos colonos e dos espanhóis, religiosos ou não.

b) Correta. O texto expõe exatamente a oposição trazida pela alternativa, a de que Las Casas era odiado pelos colonizadores por conta de suas críticas contundentes à violência da conquista e ao tratamento dado aos indígenas; ao mesmo tempo em que era admirado pelos locais, pela sua defesa corajosa dos direitos dos nativos, o que o faz ser classificado pelo excerto como "voz dos mudos", ou seja, o enunciador das queixas daqueles que foram silenciados.

c) Incorreta. Las Casas não era uma figura menosprezada pela colônia, já que era um defensor de parte de seus habitantes. Não era também uma figura idolatrada pelos governantes da região, já que sua oposição à foma de exploração do trabalho dos nativos seria uma oposição às características estruturantes da própria administração colonial exercida por esses governantes.

d) Incorreta. Como já discutido na justificativa da alternativa A, Las Casas não era desrespeitado pela metrópole, já que seu posicionamento era levado em conta pelo próprio soberano espanhol. Ao dizer que o bispo seria uma figura adorada pelos invasores da Espanha, a alternativa é bastante vaga, já que esse termo pode se referir tanto aos espanhóis que invadiram à América - os chamados conquistadores, que demonstrariam, na verdade, uma antipatia por Las Casas - quanto a povos que teriam invadido o território espanhol, assunto que foge ao escopo da discussão proposta pelo exercício.

e) Incorreta. O bispo Las Casas era uma figura valorizada, e não desrespeitada, pelos considerados "excluídos" da colônia, como os nativos submetidos a trabalhos servis ou escravizados. Já em relação aos negociantes de escravizados negros africanos, não se encontra essa valorização da figura de Las Casas, já que suas críticas atingem o cerne do sistema de exploração colonial de trabalho e, embora se concentrem no caso dos indígenas, poderiam ser expandidas também para o tema dos africanos escravizados.