O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é, junto com a Assembleia-Geral, um dos principais órgãos de tomada de decisão dentro da entidade. O Conselho lida com questões de segurança e paz internacionais, além de recomendar a admissão de novos membros à Assembleia-Geral e aprovar mudanças na Carta das Nações Unidas. Cinco dos quinze membros são permanentes e podem vetar resoluções, o que ocorreu 261 vezes até 2020.
GOMES, L.; PRETTO, N. O funcionamento do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Disponível em: www.nexojorrnal.com.br. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).
A composição e o funcionamento do organismo internacional apresentados revelam a seguinte característica das relações internacionais entre os países-membros:
a) |
Igualdade militar. |
b) |
Assimetria política. |
c) |
Consenso multipolar. |
d) |
Equilíbrio estratégico. |
e) |
Soberania compartilhada |
O Conselho de Segurança da ONU foi criado em 1945 e sua importância para a paz mundial reside no fato de que pode adotar ações para impedir a ocorrência e o alastramento de conflitos armados pelo mundo por meio da mediação e busca de soluções pacíficas. Entre as ações adotadas pelo CS estão a implementação de embargos econômicos aos países envolvidos e intervenções militares para proteger grupos vulneráveis ou impedir confrontos armados diretos. Muitos países, incluído o Brasil, defendem a reforma do CS como estratégia para aumentar a representatividade da ONU nas relações internacionais e a principal mudança seria a ampliação do número de membros permanentes.
a) Incorreta. O poderio militar dos membros do Conselho de Segurança é bastante desigual, por exemplo, há grande discrepância entre a força bélica dos EUA em relação aos membros da África e América Latina.
b) Correta. A assimetria política, ou seja, a desigualdade nas relações de poder e nas relações internacionais é um fato marcante entre os membros do CS da ONU. Pode-se facilmente atestar esse fato pois apenas 5 membros do CS possuem poder de veto.
c) Incorreta. A ausência de consenso entre as potências que possuem poder de veto no CS da ONU, contribui para que tal instituição pouco possa fazer diante de alguns dos assuntos mais problemáticos do mundo atual. Por exemplo, conflitos Rússia x Ucrânia e Israel x Palestina.
d) Incorreta. As assimetrias de poder geram uma situação de desequilíbrio entre os membros da CS da ONU.
e) Incorreta. A soberania, entendida como o exercício de um poder supremo sobre um dado espaço, é feita por cada Estado dentro de seu território, logo, não é compartilhada entre os membros da CS da ONU.