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Questão 74 Enem 2024 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 74

Formação de Quilombos Cultura (Sociologia)

No Brasil, os remanescentes de antigos quilombos, "mocambos","comunidades negras rurais", "quilombos contemporâneos", "comunidades quilombolas" ou "terras de preto" referem-se a um mesmo patrimônio territorial e cultural inestimável, que só recentemente passaram a ter atenção do Estado e ser do interesse de algumas autoridades e organismos oficiais.

ANJOS, R. S. A. Cartografia e quilombos: territórios étnico africanos no Brasil. Africana Studia, n. 9, 2007.


Na esfera de ação do Estado, com a Constituição de 1988 os espaços mencionados tornaram-se objeto de



a)

iniciativas de planejamento familiar.

b)

projetos de reorientação religiosa.

c)

programas de moradias sustentáveis.

d)

políticas de inserção social.

e)

medidas de homogeneização educacional.

Resolução

a) Incorreta. Planejamento familiar é uma política de saúde pública que visa à autonomia reprodutiva das pessoas, não sendo específica para quilombos e nem relacionada à questão territorial e cultural desses grupos.

b) Incorreta. O Estado laico brasileiro não interfere em questões religiosas, e a Constituição garante a liberdade religiosa. Projetos de reorientação religiosa seriam uma violação a esse princípio.

c) Incorreta. Programas de moradias sustentáveis podem ser importantes para as comunidades quilombolas, que muitas vezes enfrentam problemas de infraestrutura e acesso à moradia adequada. No entanto, essa não é a principal política pública direcionada aos quilombos.

d) Correta. A Constituição de 1988 reconheceu os direitos dos quilombolas e a importância de suas terras, abrindo caminho para políticas de inserção social que visam garantir o acesso a direitos básicos como educação, saúde, trabalho e justiça. Essas políticas buscam promover a cidadania plena dos quilombolas e valorizar suas culturas.

e) Incorreta. A homogeneização educacional seria contrária ao princípio de valorização da diversidade cultural, que é um dos pilares do reconhecimento dos direitos dos quilombos. As políticas educacionais para os quilombolas devem considerar suas especificidades culturais e linguísticas.