Os salões permitiam aos escritores da época do Iluminismo adentrar no universo dos poderosos. Figuras como as de Voltaire e Duelos exortavam seus "irmãos" a aproveitarem da mobilidade que era oferecida pela ordem social do Antigo Regime, juntando-se à elite. Nos últimos decênios do Ancien Régime, ele foi se tornando cada vez mais o reduto dos filósofos do Alto Iluminismo, que deixavam os cafés para os tipos inferiores de literário. Com efeito, os cafés se constituíram na antítese lógica dos salões. Eles eram abertos a todos, a um passo da rua. Como é possível constatar, salões e cafés constituem interessantes instituições do espaço público literário através das quais é possível vislumbrar as bases sociais nas quais se assentavam o Alto e o Baixo Iluminismo.
HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984 (adaptado).
No período iluminista, os espaços sociais mencionados contrinuíram para
a) |
segregar pensadores e aumentar a circulação de ideias. |
b) |
apoiar revolucionários e perseguir a nobreza local. |
c) |
rejeitar poetisas e proibir a entrada de mulheres. |
d) |
censurar cronistas e coibir o patrocínio editorial. |
e) |
integrar artistas e ampliar o comércio urbano. |
a) Correta. O texto aborda a segregação existente entre pensadores iluministas em diferentes esferas sociais representadas pelo "Alto e Baixo Iluminismo". Enquanto os cafés eram frequentados pelos "tipos inferiores de literário", grandes nomes do Iluminismo passaram a frequentar os salões, local exclusivo das elites.
b) Incorreta. O texto não trata de nenhum movimento revolucionário ou de perseguição à nobreza, mas sim dos espaços nos quais o pensamento iluminista se difundia.
c) Incorreta. Apesar da predominância masculina nos espaços intelectuais do século XVIII, o texto em nenhum momento aborda a proibição das mulheres nesses espaços ou discute a produção poética no período.
d) Incorreta. Além de os intelectuais mencionados no texto não serem cronistas, o patrocínio editorial e a censura não são tópicos abordados pela questão.
e) Incorreta. O texto não fala sobre a integração de artistas, mas da separação existente entre intelectuais que frequentavam diferentes espaços sociais: abertos ao público geral ou restrito às elites.