Atribuo a causa desse florescimento estéril a um sistema de educação falso, extraído de livros sobre o assunto escrito por homens que, ao considerar as mulheres mais como fêmeas do que como criaturas humanas, estão mais ansiosos em torná-las damas sedutoras do que esposas afetuosas e mães racionais. O entendimento do sexo feminino tem sido tão distorcido por essa homenagem ilusória de que as mulheres civilizadas de nosso século, com raras exceções, anseiam apenas inspirar amor, quando deveriam nutrir uma ambição mais nobre e exigir respeito por suas capacidades e virtudes.
WOLLSTONECRAFT, M. Reivindicação dos direitos da mulher. São Paulo: Boitempo, 2016.
Nesse texto, escrito no século XVIII, a autora reivindica para as mulheres a
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recuperação de sua participação política. |
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equiparação de ganhos salariais. |
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valorização de seu papel social. |
d) |
distinção de padrões biológicos. |
e) |
ocupação de cargos públicos. |
O texto denuncia um sistema educacional que, ao promover uma imagem distorcida e superficial das mulheres, enfatiza a sedução em vez de reconhecer suas capacidades e virtudes, influenciando-as a buscarem apenas o amor, ao invés de aspirações mais elevadas.
a) Incorreta. O texto não faz referência direta à questão da participação feminina na política, mas aponta para a necessidade de uma valorização da mulher de forma mais abrangente no meio social.
b) Incorreta. O texto tampouco faz referência à igualdade salarial.
c) Correta. O texto aborda a necessidade de que as mulheres busquem se perceber como sujeitos sociais com capacidades e virtudes de forma ampla.
d) Incorreta. O texto não aponta para a necessidade de distinções de padrões biológicos, embora sugira que as mulheres são reduzidas socialmente à condição de fêmea.
e) Incorreta. O texto não aponta para a necessidade de ocupação de cargos públicos por mulheres.