Cada objeto é, em si mesmo, um sistema funcionando sistemicamente. Um grande supermercado ou shopping center seria incapaz de existir se não fossem servidos por vias rápidas, estacionamentos adequados e acessíveis, sistemas de transportes públicos com horários· regulares e conhecidos e se, no seu próprio interior, as atividades não estivessem subordinadas a uma coordenação. Esse é o caso dos armazéns, dos silos etc. Os portos, a rede rodoviária de um pais e, sobretudo, a rede ferroviária são exemplos de objetos complexos e sistêmicos.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica, tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996 (adaptado).
De acordo com o texto, o território torna-se cada vez mais dotado de objetos com a finalidade de intensificar a
a) |
desindustrialização da economia. |
b) |
desregulamentação do mercado. |
c) |
concentração da produção. |
d) |
distribuição de renda. |
e) |
dinamização dos fluxos. |
Para Milton Santos, os objetos técnicos correspondem a todas as estruturas materiais produzidas pela sociedade. Estão dentro dessa ideia, por exemplo, todas as infraestruturas de transportes, energia e comunicações que também podem ser chamadas de fixos geográficos.
A existência de fixos viabilizam o funcionamento da economia porque permitem a realização da produção ou porque permitem a ocorrência dos fluxos econômicos de bens materiais.
a) Incorreta. Historicamente, as infraestruturas de transportes, comunicações e energia foram fundamentais para viabilizarem o processo de industrialização e também por promover a expansão das indústrias pelo mundo. Há que se ressaltar que no mundo atual essas infraestruturas continuam exercendo esse papel.
b) Incorreta. A desregulamentação do mercado é feita por meio de políticas que visam reduzir a interferência estatal na economia; portanto, não se relacionam com os fixos geográficos.
c) Incorreta. A expansão dos objetos técnicos pelo espaço mundial favoreceram após 1945 uma desconcentração relativa da produção.
d) Incorreta. Além do texto não abordar essa ideia é sabido que viabilização de um programa de distribuição de renda envolve a implementação de várias políticas, entre elas, políticas sociais e tributárias. Portanto, a desconcentração das atividades econômicas (embora importante) não garante a melhoria da distribuição de renda
e) Correta. Uma boa infraestrutura de fixos geográficos amplia a eficiência dos fluxos econômicos, contribuindo para redução de custos de produção e aumentando a competitividade das empresas e, consequentemente, do país.