A pessoa com deficiência de qualquer modalidade - seja visual, auditiva, física ou mental - encontra-se em uma posição de grande vulnerabilidade em relação às pessoas sem deficiência, sendo frequentemente marcante a assimetria das relações de poder na interação entre ambas. Tal assimetria de relação hierárquica é multiplicada conforme a severidade de cada caso, sendo ampliada se a pessoa com necessidades especiais pertencer a um outro grupo de risco, por exemplo, se for mulher ou criança.
PASIAN, M. S. A negligência parental e a relação com a deficiência: o que mostra a pesquisa nacional. Revista Educação Especial, n. 53, set.-dez. 2015 (adaptado).
A realidade abordada no texto indica a necessidade de se promover uma ética interpessoal centrada no
a) |
cuidado, proteção e valorização dos indivíduos. |
b) |
entendimento, perdão e tolerância dos responsáveis. |
c) |
cerceamento, arregimentação e controle de entidades. |
d) |
regramento, legislação e responsabilização de culpados. |
e) |
ensimesmamento, interiorização e indulgência dos agentes. |
O texto da questão sensibiliza o leitor para as dificuldades enfrentadas no cotidiano de uma pessoa com deficiência, que podem ser acentuadas se forem parte de um grupo de risco, como mulheres ou crianças. Desta forma, podemos dizer que:
a) Correta. A promoção de valores éticos voltados ao cuidado e à compreensão das diferenças tenderá a promover melhores condições aos mais vulneráveis.
b) Incorreta. A ideia de perdão é incompatível com o enunciado do texto, pois pressupõe a existência de falha ou agressão, que necessitariam ser perdoadas, as quais não são mencionadas no texto. Além disso, pode abrir espaço para uma compreensão moralista da pessoa com deficiência.
c) Incorreta. Ao contrário de cerceamento, a sociedade deve ser abrir para incluir aqueles que não se adequam ao modo de vida escolhido como ideal.
d) Incorreta. Novamente, a ideia de regramento e culpa advém de uma compreensão moralista das diferenças.
e) Incorreta. A noção de ensimesmamento é contrária à proposta de inclusão e alteridade.