Toca a sirene na fábrica,
e o apito como um chicote
bate na manhã nascente
e bate na tua cama
no sono da madrugada.
Ternuras da áspera lona
pelo corpo adolescente.
É o trabalho que te chama.
Às pressas tomas o banho,
tomas teu café com pão,
tomas teu lugar no bote
no cais do Capibaribe.
Deixas chorando na esteira
teu filho de mãe solteira.
Levas ao lado a marmita,
contendo a mesma ração
do meio de todo o dia,
a carne-seca e o feijão.
De tudo quanto ele pede
dás só bom-dia ao patrão,
e recomeças a luta
na engrenagem da fiação.
MOTA, M. Canto ao meio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.
Nesse texto, a mobilização do uso padrão das formas verbais e pronominais
a) |
ajuda a localizar o enredo num ambiente estático. |
b) |
auxilia na caracterização física do personagem principal. |
c) |
acrescenta informações modificadoras às ações dos personagens. |
d) |
alterna os tempos da narrativa, fazendo progredir as ideias do texto. |
e) |
está a serviço do projeto poético, auxiliando na distinção dos referentes. |
a) Incorreta. O texto apresenta sentido de movimento, e não de estaticidade, uma vez que descreve uma sequência de ações.
b) Incorreta. Não há elementos (altura, cor do cabelo, dos olhos...) que ajudem a caracterizar fisicamente o personagem principal.
c) Incorreta. Não é o uso de pronomes e de formas verbais que instaura a modificação das ações das personagens.
d) Incorreta. O tempo da narrativa não é, neste caso, responsável por fazer progredir as ideias do texto, uma vez que todos os verbos aparecem no tempo presente. Além disso, as formas pronominais não seriam responsáveis por demarcar a passagem do tempo.
e) Correta. O uso das formas verbais e pronominais é determinante para que seja feita a diferenciação dos referentes, uma vez que a 2ª pessoa do discurso é corretamente recuperada ao longo de todo o texto por meio dos verbos (tomas, deixas, levas etc.) e pronomes possessivos (teu, tua) para remeter à personagem principal. Paralelamente, os verbos e pronomes na 3ª pessoa do discurso (toca, bate, ele) são claramente referentes a outros elementos que não o personagem principal.