Logo ENEM

Questão 12 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 12

Variação Linguística

Irerê, meu passarinho do sertão do Cariri,

Irerê, meu companheiro,

Cadê viola? Cadê meu bem? Cadê Maria?

Ai triste sorte a do violeiro cantadô!

Ah! Sem a viola em que cantava o seu amô,

Ah! Seu assobio é a tua flauta de irerê:

Que tua flauta do sertão quando assobia,

Ah! A gente sofre sem querê!

Ah! Teu canto chega lá no fundo do sertão,

Ah! Como uma brisa amolecendo o coração,

Ah! Ah!

Irerê, solta teu canto!

Canta mais! Canta mais!

Prá alembrá o Cariri!

VILLA-LOBOS, H. Bachianas Brasileiras n. 5 para soprano e oito violoncelos (1938-1945). Disponível em: http://euterpe.blog.br. Acesso em: 23 abr. 2019.

Nesses versos, há uma exaltação ao sertão do Cariri em uma ambientação linguisticamente apoiada no(a)



a)

uso recorrente de pronomes.

b)

variedade popular da língua portuguesa.

c)

referência ao conjunto da fauna nordestina.

d)

exploração de instrumentos musicais eruditos.

e)

predomínio de regionalismos lexicais nordestinos

Resolução

a) Incorreta. O uso de pronomes não é determinante para criar uma ambientação linguística peculiar, uma vez que esse uso não está sendo feito de maneira incomum ou específica.

b) Correta. A ambientação linguística é claramente pautada na representação de uma variedade popular da língua portuguesa, o que pode ser notado a partir de formas como "cantadô", "amô" e "querê", por exemplo, que reproduzem uma das características da língua falada: a queda do -R final das palavras "cantador", "amor" e "querer".

c) Incorreta. Embora haja a referência à ave Irerê, não é possível afirmar que o poema se refira a um conjunto da fauna nordestina. Além disso, essa referência não pode ser lida como algo que apoie uma ambientação linguística.

d) Incorreta. A referência à viola não é suficiente para caracterizar uma exploração de instrumentos musicais eruditos no poema, além de esta não ser uma referência que esteja ligada a uma ambientação linguística.

e) Incorreta. Não há, no poema, regionalismos lexicais nordestinos, ou seja, termos que sejam empregados apenas nessa região do país.