PICASSO, P. Cabeça de touro. Bronze, 33,5 cm x 43,5 cm x 19 cm Musée Picasso, Paris. França, 1945.
JANSON, H. W. Iniciação à história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da
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reciclagem da matéria-prima original. |
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complexidade da combinação de formas abstratas. |
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perenidade dos elementos que constituem a escultura. |
d) |
mudança da funcionalidade pela integração dos objetos. |
e) |
fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados. |
A obra de Pablo Picasso compõe uma cabeça de touro a partir das formas de um selim e um guidão de bicicleta. O enunciado pede o processo pelo qual o material descartado em questão se torna objeto artístico.
A questão tem uma imprecisão grave. Ela fala em "material descartado" referindo-se à versão da obra de 1942, feita de fato de um selim e guidão de bicicleta reaproveitados e rearranjados pelo artista. No entanto, a legenda afirma que o material é bronze, indicando tratar-se de uma versão esculpida a partir da obra inicial. Assim, a legenda apresenta de forma equivocada o material da obra, que era essencial para resolução da questão.
Desse modo, embora fique claro que o Enem esperava a escolha da alternativa D como correta pelos estudantes, acreditamos que a questão deva ser anulada.
a) Incorreta. É possível reciclar materiais sem necessariamente criar objetos artísticos, de modo que não é a reciclagem da matéria-prima original que torna o material descartado obra de arte, ao contrário do que afirma a alternativa.
b) Incorreta. O que torna a obra de Picasso um objeto artístico não é a complexidade do arranjo dos elementos, que é bastante simples.
c) Incorreta. No período considerado, a perenidade, ou seja, a longa durabilidade dos elementos da escultura não constitui uma característica necessária para que algo seja considerado um objeto artístico
d) Correta (desconsiderando-se a grave falha do enunciado). A modificação do sentido original de objetos cotidianos (selim e guidão de bicicleta viram escultura de cabeça de touro) através de um rearranjo feito pelo artista pode ser observada na obra em questão, um ready-made de Picasso.
e) Incorreta. A observação da obra a partir do enunciado mostra que não há fragmentação da imagem.