Logo ENEM

Questão 17 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 17

textos científicos e de divulgação científica

    No Brasil, a disseminação de uma expectativa de corpo com base na estética da magreza é bastante grande e apresenta uma enorme repercussão, especialmente, se considerada do ponto de vista da realização pessoal. Em pesquisa feita na cidade de São Paulo, aparecem os percentuais de 90% entre as mulheres pesquisadas que se dizem preocupadas com seu peso corporal, sendo que 95% nse sentem insatisfeitas com "seu próprio corpo".

SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas: Autores Associados; Florianópolis: UFSC, 2001.

A preocupação excessiva com o "peso" corporal pode provocar o desenvolvimento de distúrbios associados diretamente à imagem do corpo, tais como



a)

anorexia e bulimia.

b)

ortorexia e vigorexia.

c)

ansiedade e depressão.

d)

sobrepeso e fobia social.

e)

sedentarismo e obesidade.

Resolução

O texto menciona que a preocupação com o “peso” corporal pode provocar distúrbios ligados à imagem do corpo, ou seja, é necessário reconhecer qual das alternativas aponta somente distúrbios desse tipo.

a) Correta. Anorexia (transtorno alimentar caracterizado por severas restrições alimentares) e bulimia (transtorno alimentar caracterizado por compulsão alimentar seguida de indução de vômito ou uso excessivo de laxantes) são distúrbios ligados à imagem do corpo, uma vez que, em ambos os casos, a percepção corporal se mostra deturpada, sendo que a forma como a pessoa que apresenta um dos distúrbios se enxerga não corresponde à realidade.

b) Incorreta. A ortorexia (vício no hábito de alimentação saudável) não é caracterizada por uma alteração da percepção corporal, ou seja, não está ligada à imagem do corpo. A vigorexia (vício na prática exagerada de exercícios físicos), no entanto, é um distúrbio relacionado à imagem do corpo.

c) Incorreta. Nem a ansiedade (sentimento extremo de antecipação de alguma ameaça futura) nem a depressão (sensação extrema de tristeza, desânimo, cansaço) são caracterizadas como distúrbios relacionados à imagem do corpo.

d) Incorreta. Nem o sobrepeso (condição daquele cujo Índice de Massa Corpórea (IMC) está calculado entre 25 e 30 kg/m2 aproximadamente) nem a fobia social (ansiedade relacionada à exposição e/ou avaliação social) são caracterizados como distúrbios relacionados à imagem do corpo.

e) Incorreta. Nem o sedentarismo (ausência de atividades físicas) nem a obesidade (condição daquele cujo Índice de Massa Corpórea (IMC) está calculado acima de 30 kg/m2 aproximadamente) são caracterizados como distúrbios relacionados à imagem do corpo.