Logo ENEM

Questão 24 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 24

textos literários

Ed Mort só vai

    Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Tenho um escritório numa galeria de Copacabana entre um fliperama e uma loja de carimbos. Dá só para o essencial, um telefone mudo e um cinzero. Mas insisto numa mesa e numa cadeira. Apesar do protesto das baratas. Elas não vencerão. Comprei um jogo de máscaras. No meu trabalho o disfarce é essencial. Para escapar dos credores. Outro dia entrei na sala e vi um cara do King Kong andando pelo chão. As baratas estavam roubando as máscaras. Espisoteei meia dúzia. As outras atacaram a mesa. Consegui salvar minha Bic e o jornal. O jornal era novo, tinha só uma semana. Mas elas levaram a agenda. Saí ganhando. A agenda estava em branco. Meu último caso fora com a funcionária do Erótica, a primeira ótica da cidade com balconista topless. Acabara mal. Mort. Ed Mort. Está na plaqueta.

VERISSIMO, L. F. Ed Mort: todas as histórias.

Porto Alegre: L&PM, 1997 (adaptado).


Nessa crônica, o efeito de humor é basicamente construído por uma



a)

segmentação de enunciados baseada na descrição dos hábitos do personagem.

b)

ordenação dos constituintes oracionais na qual se destaca o núcleo verbal.

c)

estrutura composicional caracterizada pelo arranjo singular dos períodos.

d)

sequenciação narrativa na qual se articulam eventos absurdos.

e)

seleção lexical na qual predominam informações redundantes.

Resolução

a) Incorreta. A segmentação das frases da personagem-narrador, predominantemente em períodos simples, dá ritmo ágil e econômico à prosa, o que reforça o éthos do detetive particular Ed Mort.

b) Incorreta. Embora a maioria dos períodos seja simples, há frases nominais (“Mort”, “Ed Mort”) e orações com predicado nominal (“No meu trabalho o disfarce é essencial”).

c) Incorreta. Como se observa nos comentários dos itens anteriores, a escolha estilística de Verissimo por frases curtas parece estar relacionada à fala do detetive, emulando uma prosódia enxuta, sem excessos.

d) Correta. Para o efeito cômico pretendido, certamente colaboram os eventos nonsense narrados (máscaras para escapar dos credores, baratas que dividem a sala e protestam, roubam máscaras, jornal e agenda, etc.).

e) Incorreta. É possível que a redundância a que faz menção a alternativa é a repetição do sobrenome do detetive Ed Mort, repetido em sua apresentação. Essa fórmula de introdução faz parte do imaginário das histórias policiais e remete ao famoso espião criado por Ian Fleming, James Bond.