Logo UNICAMP

Questão 1 Unicamp 2025 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Movimento feminista Aristóteles Filosofia Medieval

Texto 1

A relação entre o homem e a mulher consiste no fato de que, por natureza, um é superior e a outra inferior, um é governante e a outra, governada. [...] A moderação não pertence da mesma forma ao homem e à mulher, nem tampouco a coragem e a justiça [...] A relação entre homem e mulher é de permanente desigualdade. [...] Em todas as situações, aplica-se bem o verso do poeta: “o silêncio dá encanto à mulher”, mas não ao homem.

(Aristóteles, Política, [século IV a.C.]. Livro I. Lisboa: Vega, 1988.)

Texto 2

“Na sua natureza particular, a fêmea é um ser deficiente e falho. Porque a virtude ativa, que está no sémen do macho, tende a produzir um ser perfeito semelhante a si, do sexo masculino.”

(São Tomás de Aquino. Suma Teológica. Questão 92, artigo 1, Resposta à primeira Objeção [século XIII]. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p. 761.)

Texto 3

“Filósofos, poetas e moralistas, e a lista poderia ser bem longa, todos parecem falar com a mesma voz para chegar à conclusão de que a mulher é profundamente má e inclinada ao vício. [...] Eu, que nasci mulher, pus-me a refletir sobre a minha conduta e pensei também em outras tantas mulheres com quem convivi, tanto as princesas e grandes damas, quanto as de média e pequena condições [...]: procurei examinar em minha alma e consciência se o testemunho reunido de tantos homens ilustres poderia ser verdadeiro. Mas, pelo meu conhecimento e consciência, [...] não conseguia compreender, nem admitir a legitimidade de tal julgamento sobre a natureza e a conduta das mulheres”.

(Christine de Pizan. A Cidade das Damas [século XV]. Florianópolis: Editora Mulheres, 2012. Livro Primeiro, capítulo I, p. 59.)

 

a) Compare os textos 1 e 2 no que diz respeito ao posicionamento dos filósofos Aristóteles e Tomás de Aquino sobre a mulher. Explique por que, para Aristóteles, a relação entre o homem e a mulher é de permanente desigualdade e qual é o sentido do verso mencionado.

b) Considerando os textos 1, 2 e 3, explique a afirmação de Christine de Pizan de que filósofos, poetas e moralistas “parecem falar com a mesma voz”. Explicite o argumento de Pizan a respeito da legitimidade desse julgamento sobre a natureza e a conduta das mulheres.



Resolução

a) A posição de ambos filósofos, Aristóteles e Tomás de Aquino, sobre a mulher é a mesma: um ser inferior em relação ao homem. No texto 1, trecho de A Política, há a afirmação de que "por natureza, um é superior e a outra inferior"; no texto 2, trecho da Suma Teológica, há os dizeres "a fêmea é um ser deficiente e falho".  De acordo com a compreensão de ontologia para Aristóteles, todas as coisas existem para atender a certo fim determinado, isto é, nada existe sem objetivo definido. O homem, enquanto ser social e de gênero, considerando o contexto da Grécia Antiga e o florescimento da democracia, se faz existir enquanto partícipe da discussão política, ou seja, do exercício democrático propriamente. A mulher, por sua vez, é designada por natureza aos cuidados do lar e da família. Dessa forma, a afirmação de que "o silêncio dá o encanto à mulher" cumpre a função de legitimar cultural e ideologicamente o lugar e a tarefa da mulher na sociedade grega, como alguém cuja função sócio-existencial não está no debate, na deliberação, no exercício da palavra, mas, sim, no cuidado e restrita ao lar. 

b) Pizan, ao dizer que filósofos, poetas e moralistas falam com a mesma voz, dirige o assunto ao entendimento de que há um consenso moral e cultural de homens sobre a inferiorização da mulher na sociedade. Esse movimento é mobilizado de forma política valendo-se de justificativas diversas, como argumentos filosóficos, religiosos, jurídicos entre outros. No entanto, para a filósofa, nenhuma dessas opiniões reflete, de fato, a essência ou as caracterísitcas comuns às mulheres, uma vez que ela observou inúmeras delas e ela mesma e não encontrou algum lastro que justificasse a inferiorização e o preconceito de gênero.