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Questão 28 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 28

textos jornalísticos charges e tirinhas

TEXTO I

A promessa da felicidade

LOYOLA, J. Disponível em: http://ladyscomics.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018(adaptado).

 

TEXTO II

Quadrinista surda faz sucesso na CCXP

com narrativas silenciosas

    A área de artistas independentes da Comic Con Experince (CCXP) deste ano é a maior história do evento geek, são mais de 450 quadrinista e ilustradores no Artists' Alley.

    E a diversidade vai além do estilo das HQ. Em uma das mesas da fila F, senta a quadrinista com deficiência auditiva Ju Loyola, com suas histórias que classifica como "narrativas silenciosas". São histórias que podem ser compreendidas por crianças e adultos, e pessoas de qualquer nacionalidade, pelo simples motivo de não terem uma única palavra.

    A artista não escreve roteiros convencionais para suas obras. Sua experiência de ter que entender a comunicação pelo que vê faz com que ela se identifique muito mais com o que observa do que com o que as pessoas dizem.

    E basta folhear suas obras que fica claro que elas não são histórias em quadrinhos que perderam as palavras, mas sim que ganharam uma nova perspectiva.

disponível em: http://catracalivre.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018 (adaptado).


O Texto I exemplifica a obra de uma artista surda, que promove uma experiência de leitura inovadora, divulgada no Texto II. Independentemente de seus objetivos, ambos os textos



a)

incentivam a produção de roteiros compostos por imagens.

b)

colaboram para valorização de enredos românticos.

c)

revelam o sucesso de um evento de cartunistas.

d)

contribuem com o processo de acessibilidade.

e)

questionam o padrão tradicional das HQ.

Resolução

a) Incorreta. No Texto II, a presença de elogios às narrativas silenciosas indiretamente incentiva a produção desse tipo de obra. Já no Texto I, a artista utiliza em sua produção um roteiro composto por imagens não para estimular outros cartunistas a aderirem a esse tipo de estratégia narrativa, mas sim para adaptar a HQ à sua deficiência auditiva.

b) Incorreta. O Texto II não discute o enredo produzido pela autora Ju Loyola, mas sim sua técnica inovadora de produzir a HQ.

c) Incorreta. O Texto II, publicado em uma esfera jornalística, informa o leitor acerca do sucesso do evento Comic Con Experience, o que não acontece no Texto I.

d) Incorreta. A HQ reproduzida no Texto I, ao não utilizar palavras, torna a sua compreensão acessível a um público que não domina a língua escrita. Já o Texto II, embora valorize esse tipo de estratégia, não contribui ativamente para o processo de acessibilidade.

e) Correta. O Texto I traz uma HQ inovadora, construída sem o uso de palavras. Segundo o Texto II, tal processo criativo é louvável, pois torna a obra acessível a crianças, adultos e pessoas de qualquer nacionalidade. Dessa maneira, é possível depreender que ambos os textos, ao valorizar uma forma não-convencional de HQ, questionam o padrão tradicional desse tipo de produção, que é pouco acessível para algumas esferas da sociedade.