TEXTO I
A promessa da felicidade
LOYOLA, J. Disponível em: http://ladyscomics.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018(adaptado).
TEXTO II
Quadrinista surda faz sucesso na CCXP
com narrativas silenciosas
A área de artistas independentes da Comic Con Experince (CCXP) deste ano é a maior história do evento geek, são mais de 450 quadrinista e ilustradores no Artists' Alley.
E a diversidade vai além do estilo das HQ. Em uma das mesas da fila F, senta a quadrinista com deficiência auditiva Ju Loyola, com suas histórias que classifica como "narrativas silenciosas". São histórias que podem ser compreendidas por crianças e adultos, e pessoas de qualquer nacionalidade, pelo simples motivo de não terem uma única palavra.
A artista não escreve roteiros convencionais para suas obras. Sua experiência de ter que entender a comunicação pelo que vê faz com que ela se identifique muito mais com o que observa do que com o que as pessoas dizem.
E basta folhear suas obras que fica claro que elas não são histórias em quadrinhos que perderam as palavras, mas sim que ganharam uma nova perspectiva.
disponível em: http://catracalivre.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018 (adaptado).
O Texto I exemplifica a obra de uma artista surda, que promove uma experiência de leitura inovadora, divulgada no Texto II. Independentemente de seus objetivos, ambos os textos
a) |
incentivam a produção de roteiros compostos por imagens. |
b) |
colaboram para valorização de enredos românticos. |
c) |
revelam o sucesso de um evento de cartunistas. |
d) |
contribuem com o processo de acessibilidade. |
e) |
questionam o padrão tradicional das HQ. |
a) Incorreta. No Texto II, a presença de elogios às narrativas silenciosas indiretamente incentiva a produção desse tipo de obra. Já no Texto I, a artista utiliza em sua produção um roteiro composto por imagens não para estimular outros cartunistas a aderirem a esse tipo de estratégia narrativa, mas sim para adaptar a HQ à sua deficiência auditiva.
b) Incorreta. O Texto II não discute o enredo produzido pela autora Ju Loyola, mas sim sua técnica inovadora de produzir a HQ.
c) Incorreta. O Texto II, publicado em uma esfera jornalística, informa o leitor acerca do sucesso do evento Comic Con Experience, o que não acontece no Texto I.
d) Incorreta. A HQ reproduzida no Texto I, ao não utilizar palavras, torna a sua compreensão acessível a um público que não domina a língua escrita. Já o Texto II, embora valorize esse tipo de estratégia, não contribui ativamente para o processo de acessibilidade.
e) Correta. O Texto I traz uma HQ inovadora, construída sem o uso de palavras. Segundo o Texto II, tal processo criativo é louvável, pois torna a obra acessível a crianças, adultos e pessoas de qualquer nacionalidade. Dessa maneira, é possível depreender que ambos os textos, ao valorizar uma forma não-convencional de HQ, questionam o padrão tradicional desse tipo de produção, que é pouco acessível para algumas esferas da sociedade.