Logo UNICAMP

Questão 3 Unicamp 2025 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 3

Lançamento não Vertical Definição de Pressão

O Ingenuity, enviado ao planeta Marte pela NASA, foi o primeiro helicóptero, de pequenas dimensões, a operar fora da atmosfera terrestre. Na superfície de Marte, a aceleração gravitacional tem módulo dado por gMarte 4 m/s2 , e a pressão atmosférica é muito menor do que na superfície da Terra. Isso impõe desafios adicionais ao voo de pequenos helicópteros, hoje de uso corriqueiro na atmosfera terrestre (drones).

a) Um pequeno helicóptero desloca-se em movimento horizontal, retilíneo e uniforme, com velocidade de módulo v0 = 6,0 m/s e a uma altura h = 8,0 m  a partir da superfície de Marte. Em dado momento, o helicóptero solta uma pequena massa que carregava, deixando-a cair livremente. Qual é o deslocamento horizontal dessa pequena massa desde que se desprendeu do helicóptero até atingir o solo marciano?

b) A força de sustentação de um helicóptero é proporcional à diferença de pressão P entre as partes inferior e superior da héli ce. Um pequeno helicóptero, em dada condição de operação, sustenta uma massa total mTerra = 800 g, incluindo seu próprio peso, permanecendo em movimento horizontal, retilíneo e uniforme, na atmosfera terrestre. Considere que esse helicóptero seja colocado para operar em Marte. Assuma, por simplicidade, que a diferença de pressão entre as partes inferior e superior da hélice, na mesma condição de operação, seja proporcional à própria pressão atmosférica, ou seja: PMartePTerra=PMartePTerra. Sendo PTera=160 PMarte, calcule a massa mMarte que o helicóptero sustentaria em movimento horizontal, retilíneo e uniforme, na atmosfera de Marte. 



Resolução

a) Como o helicóptero está em movimento retilíneo (horizontal) e uniforme, no momento que a massa é solta ela é lançada horizontalmente em relação ao solo do planeta, lembrando que os movimentos vertical, sob a ação exclusiva da gravidade, e o movimento horizontal são independentes e simultâneos, portanto, o tempo de queda, movimento uniformemente variado, é o mesmo tempo que a massa se move na direção horizontal, movimento uniforme.

Na direção vertical, o tempo de queda de uma altura Δh = 8 m é detreminado por:

Δh = g·t22 t2 = 2·Δhgt2 = 2·84t = 2 s.

Portanto, na direção horizontal, com velocidade constante v0 = 6 m/s, a massa percorre o seguinte deslocamento.

Δx = v0·t Δx = 6·2 Δx = 12 m.

b) Para um voo horizontal, a força resultante na direção vertical deve ser nula, portanto a intensidade da força de sustentação deve ser igual a intensidade da força peso, no enunciado é informado que "A força de sustentação de um helicóptero é proporcional à diferença de pressão ∆P entre as partes inferior e superior da hélice", contudo, podemos escrever as seguintes relações:

 FSUS = PesoΔP = k·FSUS

onde FSUS é a força de sustentação e k é uma constante de proporcionalidade, usando as informaçnoes dadas no enunciado (PTerra = 160 PMarte) , tem-se:

ΔPMarteΔPTerra=PMartePTerra k·Fsus,Martek·Fsus,Terrra=PMarte160·PMarte mMarte·gMartemTerra·gTerra = 1160 mMarte·40,8·10 = 1160 mMarte = 1,25·10-2 kg.