Nas Olimpíadas de 2024, os atletas foram avaliados – com o emprego de metodologias modernas e conceitos de Física – em diferentes modalidades esportivas, para análise dos movimentos e diagnose de desempenho.
a) Nos saltos ornamentais, os atletas saltam da ponta da prancha, cau sando uma flexão que os impulsiona para cima. A Figura A ilustra a relação entre a força aplicada pelos atletas e o deslocamento gerado na prancha, a qual atua como uma mola sobre o atleta. Considere uma perda por atrito de 10% na energia potencial elástica. Qual a altura vertical máxima que um atleta de massa atinge ao flexionar a prancha de modo a deslocar sua ponta de uma distância em relação à sua posição de repouso?
b) Câmeras em diferentes posições facilitam a análise dos movimentos e trajetórias nas diferentes modalidades esportivas. Algumas câmeras usam polarizadores para facilitar a visualização do objeto em movimento, com a redução de reflexões vindas das vizinhanças. A função dos polarizadores é otimizada quando essas reflexões indesejadas ocorrem na condição em que o raio refletido e o raio refratado formam um ângulo de 90º. Neste caso, o ângulo de incidência é conhecido como ângulo de Brewster B . A Figura B, no espaço de respostas, mostra um raio que incide na interface entre o ar e um meio de índice de refração . O ângulo de incidência do raio é Calcule o índice de refração .
Dados:
a) A partir do enunciado, é informado que a prancha atua como uma mola sobre o atleta, portanto, para determinar a sua constante elástica, a partir do grfico, temos para uma força elástica , a partir da lei de Hooke é possível determinar a constante da mola.
Para uma deformação de , a energia potencial elástica transmitida ao atleta será:
A partir do enunciado, deve-se considerar uma perda de 10% da energia potencial elástica, portanto, retam 90% para ser convertida em energia potincial gravitacional.
b) A partir da lei da reflexão , logo:
Para determinar o índice de refração do meio 2, devemos aplicar a lei de Snell-Descartes.