A produção enzimática de hidrogênio a partir da glicose e água foi estudada do ponto de vista cinético e termodinâmico, revelando ser possível obter alto rendimento de em condições suaves de reação: temperatura ambiente e pressão atmosférica. Com melhorias tecnológicas e integração com células de combustível, essa tecnologia também permitiria resolver alguns dos desafios associados ao armazenamento, à distribuição e à infraestrutura na economia baseada no .
a) A figura ao lado mostra a velocidade instantânea de formação de hidrogênio e dióxido de carbono em função do tempo do processo estudado. A equação química que representa quantitativamente o resultado desse processo é dada por:
Levando em conta essas informações, em que tempo a razão entre as velocidades instantâneas de formação dos produtos se iguala à razão entre seus coeficientes estequiométricos? Justifique.
b) Do ponto de vista termodinâmico, para a discussão dos resultados os autores utilizam o diagrama de energia (aqui incompleto) fornecido no campo de respostas. A partir desse diagrama, resolva: (i) no decorrer do processo sob estudo, o meio reacional tenderia a um aumento ou a uma diminuição da temperatura? Justifique. (ii) Calcule o valor da entalpia molar da reação de formação da água.
a) Através dos coeficientes estequiométricos dos produtos H2 e CO2, a relação entre as velocidades é dada por:
A análise do gráfico na imagem a seguir aponta que no tempo próximo a 3,75 h (3 h e 45 min) a velocidade instantânea de formação do gás hidrogênio (4,4 mmol·h-1) é o dobro da velocidade instantânea do dióxido de carbono (2,2 mmol·h-1)
Observação: é provável que a banca de correção considere uma faixa de valores plausíveis como resposta dada a imprecisão na leitura do gráfico.
b) O diagrama do campo de respostas indica que a reação de formação de hidrogênio e dióxido de carbono ocorre com aumento da entalpia do sistema (ΔH>0), portanto, o processo é endotérmico.
Como a reação absorve energia, o meio perde calor na conversão de energia térmica em energia química. Desse modo, o meio reacional tende a uma diminuição da temperatura.
A entalpia molar de formação da água consiste na energia envolvida no processo de síntese de 1 mol de água a partir de substâncias simples no estado padrão (25°C, 1 atm e estado alotrópico mais estável), conforme a reação a seguir:
A análise do gráfico fornece duas equações com entalpias dadas a seguir:
A seta indicada no gráfico referente à reação do processo analisado pode ter sua entalpia determinada pela diferença entre as duas equações anteriores:
Aplicando a lei de Hess, podemos obter a entalpia de formação da água a partir da primeira equação (Eq.1) invertida somada à terceira equação (Eq.3) também invertida, conforme apresentado:
Dividindo a reação final por 12, teremos:
Portanto, a entalpia de formação da água é de -285,83 kJ/mol.