De acordo com a ONU, i) um terço da população mundial não tem acesso a água potável, ii) as águas transfronteiriças são responsáveis por 60% dos fluxos de água doce do mundo e iii) nos últimos 50 anos os desastres relacionados à água representam 70% de todas as mortes relacionadas a desastres naturais.
a) “As sociedades humanas estão mudando onde e como a água flui através da atmosfera. No entanto, tais alterações no ciclo atmosférico da água não estão sendo gerenciadas, nem se tem uma ideia real do rumo que estas alterações poderão tomar no futuro.” Essas afirmações fazem parte do artigo intitulado (em tradução livre) “Céu seco: cenários futuros para modificações humanas do ciclo da água atmosférica”, publicado na revista Global Sustainability em 2024. Num contexto próximo a esse, em 2023, outro artigo, dessa vez intitulado (também em tradução livre) “Captação de água atmosférica: uma revisão de técnicas, desempenho, soluções de energia renovável e viabilidade”, foi publicado na revista Energy. Considerando essas informações, comente de que forma os objetivos do segundo artigo i) confirmariam as preocupações expressas no primeiro artigo e ii) contemporizariam a principal preocupação expressa no título do primeiro artigo.
b) Num dado sentido, a crise mundial da água pode se manifestar por “1) escassez de água, 2) excesso de água ou 3) água muito poluída”, em escala local ou global. No campo de resposta, na figura que representa o ciclo da água, atribua os números 1, 2 e 3 a três dos seis círculos que julgar mais apropriados. Os números só podem ser usados uma única vez. Dentre as atribuições 1, 2 e 3, em qual delas e de que forma a Química pode melhor contribuir para a solução desse problema? Exemplifique e explique sua resposta, levando em conta a sua atribuição dos números na figura oferecida no campo resposta.
a) (i) O segundo artigo tem como objetivo fazer uma revisão de técnicas para captação da água, sem se preocupar com os impactos que essas técnicas podem ter, confirmando a precupação do primeiro artigo com os rumos que a falta gerenciamento de alterações no ciclo da água podem tomar no futuro.
(ii) Ainda no segundo artigo, busca-se viabilizar técnicas de captação de água para oferecer soluções provisórias (comtemporizar) às alterações no ciclo hídrico causadas por intervenções humanas, tema que é a preocupação expressa no título do primeiro artigo.
b) Atribuindo os números 1, 2 e 3 na figura:
A Química poderia melhor contribuir para solucionar o problema 3 (água muito poluída), desenvolvendo processos eficientes de tratamento de esgoto e efluentes industriais para que poluentes não sejam lançados em corpos d'água.
Observação: A Química também poderia contribuir com os problemas 1 e 2:
1) Escassez de água: Desenvolvimento de tecnologias viáveis para obtenção de água potável a partir da água do mar usando, por exemplo, osmose reversa.
2) Excesso de água: O excesso de chuvas se deve a mudanças no ciclo da água, causadas principalmente pelo aquecimento global. A Química poderia contribuir com tecnologias viáveis de descarbonização da atmosfera, de forma a estabilizar/minimizar este efeito.