Logo UNICAMP

Questão 4 Unicamp 2025 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Poluição Atmosférica

Durante a Conferência das Partes sobre Mudanças do Clima (COP28), realizada em dezembro de 2023, o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou: “Estamos em uma corrida contra o tempo... Nosso planeta está a minutos da meia-noite do limite de 1,5 o C... E o relógio não para”.

(https://unric.org/pt/cop28-guterres-alerta-estamos-numa-corrida-contra-o-tempo-e-o-relogio-nao-para/. Acesso em 17/6/2024.)

 

a) Defina o que são mudanças climáticas. Considerando as informações apresentadas nos textos acima, indique duas evidências de que as mudanças climáticas estejam acontecendo.

b) A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que, desde a revolução industrial, as atividades antrópicas são as grandes responsáveis pelas mudanças climáticas. Explique a relação entre a revolução industrial e as mudanças climáticas.



Resolução

a) As mudanças climáticas são alterações significativas que ocorrem nas características climáticas típicas de uma região e com efeitos a longo prazo, como as variações das temperaturas médias, alterações do regime de chuvas, aumento de tempestades e impactos em outras variáveis atmosféricas. Essas mudanças são associadas à ação humana, principalmente pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEE), associados com o aumento de temperatura. Com o aumento da temperatura ocorre o aumento da evaporação e da precipitação em alguns locais. As chuvas excessivas aumentam o risco de inundações, como tem sido observado em diferentes locais do mundo. Além disso, o excesso de precipitação em um determinado local pode levar a seca em outras regiões dependentes dessa umidade. 

Os textos noticiam o aumento de temperatura global e da água dos oceanos. De acordo com a ONU e a BBC news, a temperatura  global bateu recorde em 2023 e o aumento da temperatura da água dos oceanos também apresentaram os maiores valores em levantamento de um ano. Além disso, as notícias da CNN e exame apontam que ocorreu o aumento de precipitações e inundações em alguns locais do mundo como no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul e no Sudão.

b) A revolução industrial mudou drasticamente as características de produção e consumo e a relação da espécie humana com o ambiente. A matriz energética inicial foi o carvão mineral, resultado da fossilização da matéria orgânica vegetal ao longo de milhares de anos. A invenção da máquina a vapor, movida com a energia proveniente da combustão do carvão, foi um marco da revolução, mas também o início do desastre ambiental atmosférico que se seguiu desde então. Milhares de toneladas de carbono, incorporados gradativamente à matéria orgânica ao longo de milhares de anos, passaram a ser devolvidas à atmosfera em forma de CO2, mediante à combustão. Hoje sabemos que o CO2 é um dos principais gases de efeito estufa, exercendo um papel relevante na manutenção do calor proveniente da radiação infravermelha na atmosfera terrestre. A segunda revolução industrial, impulsionada por avanços tecnológicos, passou a utilizar o petróleo (combustível fóssil) como fonte energética e incrementar ainda mais a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera. O aumento da concentração do CO2 intensifica o efeito estufa e, aliado a outros gases, como metano, vem aumentando a temperatura atmosférica média do planeta e provocando as mudanças climáticas mencionadas acima.