Logo UNICAMP

Questão 7 Unicamp 2025 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 7

Ciclo celular Gravidez

A fumaça do cigarro contém mais de 4 mil produtos químicos, incluindo 60 carcinógenos. Os constituintes tóxicos da fumaça do cigarro que se acumulam no fluido seminal prejudicam a viabilidade e a fertilidade dos espermatozoides. Como consequência, as exposições crônicas à fumaça do cigarro podem causar toxicidade testicular e infertilidade masculina.

 

a) Em um experimento, os espermatócitos foram expostos a uma solução controle (DMSO) ou ao condensado da fumaça do cigarro (CSC, 100 mg/mL). Os resultados na figura ao lado representam as porcentagens de células obtidas nas fases G0-G1, S e G2-M, após 24 horas. Qual é o principal evento que ocorre na fase S do ciclo celular? Com base no experimento, o que o tratamento com CSC induziu nos espermatócitos? Justifique sua resposta.

(Adaptado de ESAKKY, P. et al. Journal of Molecular Cell Biology, Oxford, v.7, p. 73-87, fev. 2015.)

b) O tabagismo durante a gravidez é prejudicial tanto para a mãe quanto para o feto. Sabendo que os constituintes tóxicos da fumaça do cigarro atingem o feto, explique duas funções da estrutura transitória responsável pela interface entre a mãe e o feto durante a gestação.



Resolução

Na questão é fundamental o conhecimento das fases e principais eventos do ciclo celular, dividido em interfase e divisão celular, que pode ser a mitose ou a meiose. A interfase ocupa a maior parte do ciclo celular e é subdividida em três momentos: G1, S e G2.

 

a) A fase S da interfase é responsável pela replicação do DNA, o que possibilita a duplicação do material genético que é necessária para a formação de células-filhas. O experimento ilustra que o tratamento com CSC aumentou a porcentagem de células na fase S e reduziu a quantidade de células em G0-G1 e G2-M. Dessa forma, é possível inferir que ocorreu a saída de G0-G1 e indução da progressão no ciclo celular, replicando o material genético para o processo de divisão celular, mas a redução da porcentagem de células em G2-M indicaria o bloqueio do ciclo celular e, possivelmente, a indução da morte celular programada ou apoptose das células. Caso as células se dividissem normalmente, seria esperado o aumento da porcentagem em G2-M e a conclusão da divisão celular. O bloqueio na divisão celular dos espermatócitos (células germinativas) reduz a formação dos gametas, o que resulta em uma menor quantidade de espermatozoides e explica a infertilidade masculina associada ao tabagismo. 

b) A estrutura transitória formada durante a gestação que possibilita as trocas entra a mãe e o feto é a placenta. Dentre as diversas funções da placenta desempenha, pode ser citada a: nutrição, já que a placenta possibilita a passagem de nutrientes orgânicos e inorgânicos, bem como água, da circulação materna para a fetal; eliminação de resíduos, os metabólitos celulares produzidos pelo feto são eliminados da circulação fetal por meio da placenta; respiração, as trocas gasosas que envia gás oxigênio ao feto e remove o gás carbônico, que é produzido na respiração celular aeróbica, da circulação do feto; imunização passiva, os anticorpos produzidos pela mãe são transmitidos para a circulação fetal, via placenta, e conferem proteção contra infecções.