Em termos cartográficos, o conceito de escala é fundamental para qualquer tipo de representação espacial, dado que toda visualização gráfica é elaborada com base em uma redução do mundo real. Dessa forma, dependendo da escala adotada, tem-se, no mapa, uma generalização da informação, generalização esta que leva em conta o objetivo pretendido. A figura a seguir ilustra essa relação entre a escala adotada e o nível de generalização da informação no mapa.
Tendo em vista seu conhecimento sobre cartografia, informações do texto e a análise da figura, assinale a alternativa correta.
a) |
Atlas escolares apresentam mapas com escala menor e pouca generalização. O objetivo dos mapas que figuram nesses atlas é a representação espacial de diferentes variáveis físico-naturais, demográficas e socioeconômicas, acessíveis a um público bastante diversificado. |
b) |
Os mapas elaborados para estudos de impactos ambientais, estudos estes aplicados a projetos de infraestrutura, precisam ter escala maior e, consequentemente, menos generalização dos dados, pois a intervenção no território deve minimizar impactos ambientais. |
c) |
Atlas escolares apresentam mapas com escala maior e menos informação. O objetivo dos mapas que figuram nesses atlas é a representação espacial de diferentes variáveis (físico-naturais, demográficas e socioeconômicas) que sejam acessíveis a um público bastante especializado. |
d) |
Os mapas elaborados para estudos de impactos ambientais, estudos estes aplicados a projetos de infraestrutura, precisam ter escala menor e, consequentemente, mais informação, pois a intervenção no território deve minimizar impactos ambientais. |
Quando pensamos em escalas para estudos de impactos ambientais, os mapas usados devem ter escalas maiores para fornecer mais detalhes sobre o território. Com escalas maiores, colocamos menos espaço real em cada centímetro do mapa. Por exemplo, 1:5.000 (um centímetro no mapa representa 5.000 cm na realidade) é uma escala bastante grande. Vale lembrar que quanto maior o segundo número da escala, menor a escala. Escalas maiores permitem que o mapa capture informações mais precisas e específicas, com mais detalhes, como topografia, hidrografia, vegetação e ocupação do solo, necessárias para avaliar corretamente os potenciais impactos ambientais.
A generalização dos dados se refere à simplificação das informações em um mapa, o que ocorre quando em um centímetro de mapa é necessário caber muito mais espaço do mundo real e, como a divisão de 1 centímetro no mapa conterá muitos centímetros da realidade, a escala será menor. Em escalas menores (como 1:1.000.000), os detalhes finos são suprimidos para representar áreas maiores. Em estudos ambientais, isso pode ser problemático porque simplificações podem ocultar características essenciais do ambiente local, como pequenos corpos d'água ou áreas de vegetação sensíveis, que são cruciais para mitigar os impactos ambientais. Então, enquanto os estudos de impacto ambiental requerem mapas com escala maior e menos generalização para decisões mais localizadas e detalhadas, outros projetos podem usar escalas menores para ter uma visão mais ampla sem focar nos detalhes do terreno. Sendo assim:
a) Incorreta. O erro em "A" está na afirmação de que os atlas escolares apresentam "pouca generalização". Na verdade, atlas escolares utilizam escalas menores, o que significa que eles cobrem áreas maiores, mas com mais generalização dos dados. Isso implica simplificação de informações, omitindo detalhes. Portanto, o correto seria dizer que os atlas escolares apresentam muita generalização.
b) Correta. A afirmação está correta porque, em estudos de impactos ambientais aplicados a projetos de infraestrutura, mapas com escala maior (como 1:5.000, por exemplo) oferecem mais detalhes, essenciais para identificar características ambientais específicas.
c) Incorreta. A afirmação está incorreta porque Atlas escolares apresentam escalas pequenas e não são destinados a público bastante especializado, como afirma a alternativa. Nos casos de mapas com escalas grandes, como em projetos de infraestrutura (por exemplo, 1:5.000), a escala maior oferece mais detalhes, essenciais para identificar características específicas e detalhadas do espaço. Em escalas maiores, há menos generalização, o que significa que mais informações relevantes são preservadas no mapa, como pequenas elevações ou cursos d'água. Isso é crucial para conhecermos os detalhes do espaço para intervenções humanas mais eficazes.
d) Incorreta. A alternativa está errada porque, para estudos que exijam precisão e exatidão de ação sobre o espaço, como por exemplo a ação sobre os impactos ambientais, os mapas precisam ter escala maior (mais detalhes) e, assim, menos generalização, permitindo uma análise precisa do território para minimizar os impactos. Escalas menores apresentam menos detalhes, o que seria inadequado nesse contexto.