Leia o texto e observe a figura a seguir.
Os meses de abril e maio de 2024 foram marcados tanto pela ocorrência de ondas de calor, que elevaram acima da média as temperaturas em estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, quanto pela ocorrência de precipitações intensas e concentradas, que desencadearam alagamentos, inundações e movimentos gravitacionais de massa no Rio Grande do Sul. Essas regiões são marcadamente urbanizadas, abrigando grande contingente da população brasileira que vive em cidades, agora sujeitas à incidência de eventos extremos. Frente a esse cenário, são imprescindíveis, no enfrentamento dos problemas a curto, médio e longo prazos, as ações de planejamento territorial.
(Elaboração COMVEST (2024), baseado nas seguintes fontes: https://noticias.uol.com.br/ cotidiano/ultimas-noticias/2024/04/30/calor-espantoso-onda-nao-da-tregua-e-sp-pode--bater-recorde-historico.htm/; https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-cartas--sinoticas/cartas-sinoticas. Acesso em 10/05/2024).
Considerando os fenômenos meteorológicos atuantes no Brasil e tendo em vista as informações do texto e da figura anterior, pode-se afirmar que a ocorrência das
a) |
precipitações extremas no período apresentado ficou restrita ao Rio Grande do Sul, pois a frente fria não avançou, por conta do bloqueio decorrente da Baixa Pressão, em direção ao interior do país. |
b) |
ondas de calor no período está associada a eventos de precipitação extrema, pois as Altas Pressões Atmosféricas dão origem às nuvens de tempestades que formam as frentes frias. |
c) |
precipitações extremas no período ocorreu no centro das áreas de Alta Pressão e de Baixa Pressão, sendo que nas bordas desses sistemas se formaram as ondas de calor com tempo seco e temperaturas altas. |
d) |
ondas de calor tem origem na formação de zonas de Alta Pressão; essas zonas, além de formarem tempo seco e, nesse caso, temperatura elevada, bloqueiam o avanço de frentes frias para o interior do país. |
O que aconteceu no Brasil no início do ano de 2024, principalmente na região sul foi o surgimento anormal de uma massa atmosférica de alta pressão que se estacionou sobre o Paraná e São Paulo bloqueando qualquer possibilidade de incursão de ventos vindos do Sul e massas de ar úmidas, o que ocasionou uma quantidade de chuvas anormal que seria antes levada para todo o centro sul do Brasil, mas que ficou concentrada no Rio grande do Sul e Santa Catarina gerando impactos nunca antes vistos na região.
a) Incorreta. A alternativa está errada porque o bloqueio da frente fria é decorrente da massa atmosférica de alta pressão que se estacionou sobre o Paraná e São Paulo, impedindo o avanço das massas de ar úmidas originárias do sul, que permaneceram mais ao sul, acarretando as precipitações naquela região.
b) Incorreta. As altas pressões formam espaços atmosféricos densos e com baixa umidade atmosférica, de modo que não dão origem a nuvens de tempestades, contrariando o que afirma a alternativa. Além disso, as frentes frias não são criadas por nuvens de tempestade.
c) Incorreta. As precipitações extremas no período não ocorreram no centro das áreas de Alta Pressão pois esta é uma área de bloqueio atmosférico denso e seco, sendo que nas bordas desses sistemas e na baixa pressão ocorreram chuvas frontais intensas.
d) Correta. O surgimento de uma massa atmosférica sobre o centro-sul acabou de fato por gerar ondas de calor e por dar origem a uma zona de Alta Pressão; essas zonas, além de formarem tempo seco e, nesse caso, temperatura elevada, bloquearam o avanço de frentes frias para o interior do país e estas, vindas do sul trazendo umidade, concentraram-se mais ao sul e acarretaram grandes precipitações no Rio Grande do Sul.