Mudanças climáticas têm influenciado correntes de ar na alta atmosfera. Em particular, na região do Atlântico Norte, onde ventos fortes geralmente sopram de oeste para leste, os tempos de voos têm sofrido alterações. Em uma viagem de Baltimore (EUA) a Londres (Reino Unido), o tempo total de voo é igual a oito horas quando não há vento em toda a trajetória. Considere agora uma viagem subdividida em três trechos (A, B e C), conforme a figura a seguir. No trecho B, na direção de oeste para leste, há vento com velocidade constante de módulo , em relação ao solo.
Sendo, nos três trechos, o módulo da velocidade média do avião em relação ao vento , podemos afirmar que
a) |
o módulo da velocidade média do avião em relação ao solo no trecho B é , e o tempo de viagem no mesmo trecho é . |
b) |
o módulo da velocidade média do avião em relação ao solo no trecho B é e o tempo de viagem no mesmo trecho é . |
c) |
o módulo da velocidade média do avião em relação ao solo no trecho B é e o tempo de viagem no mesmo trecho é . |
d) |
o módulo da velocidade média do avião em relação ao solo no trecho B é e o tempo de viagem no mesmo trecho é . |
No trecho B, a velocidade do avião em relação ao solo é dada pela composição da velocidade do avião em relação ao ar com a velocidade do ar (vento) em relação ao solo:
Como o movimento do vento e do avião se dão na mesma direção e sentido, em módulo as velocidades se somam:
Por fim, o tempo necessário para completar o voo do trecho B, com velocidade escalar constante de 1000 km/h é
A alternativa correta é a d.