Sócrates: − [...] Pois segundo entendo, no limite do cognoscível é que se avista, a custo, a ideia do Bem; e, uma vez avistada, compreende-se que ela é para todos a causa de quanto há de justo e belo; que no mundo visível, foi ela que criou a luz, da qual é senhora; e que no mundo inteligível, é ela a senhora da verdade e da inteligência, e que é preciso vê-la para se ser sensato na vida particular e pública.
Glauco: – Concordo também, até onde sou capaz de seguir a tua imagem.
(Adaptado de PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 517b6-c5.)
O diálogo anterior aparece em uma passagem da obra A República, de Platão, trecho que ficou conhecido como “o mito da caverna”. Sobre esse diálogo, assinale a alternativa correta.
a) |
O diálogo trata da ideia do Bem, causa do justo, do belo, da verdade e da inteligência; o Bem é prontamente visível aos habitantes da caverna. |
b) |
Por ser causa da justiça e senhora da verdade e da inteligência, a ideia do Bem orienta o comportamento dos habitantes da caverna, na sua vida particular e pública. |
c) |
Embora não seja facilmente cognoscível, a Ideia do Bem – enquanto causa do justo e do belo – não é prescindível para a tomada de boas decisões na cidade. |
d) |
O diálogo entre Sócrates e Glauco trata da Ideia do Bem, que – por situar-se no limite do cognoscível – permanece a todos incognoscível. |
Na Teoria das Ideias de Platão, a ideia Suprema de Bem é considerada a mais importante das Ideias Puras, presente no Mundo Inteligível. Platão argumenta que o Bem transcende o conhecimento sensível e é o fundamento do verdadeiro conhecimento, sendo a fonte de todas as coisas boas e justas. Na Alegoria da Caverna, Platão utiliza a metáfora do sol para descrever o Bem, sugerindo que assim como o sol ilumina e permite a visão, o Bem ilumina a verdade e a realidade, possibilitando que a alma humana aspire ao conhecimento e à virtude.
a) Incorreta. A ideia do Bem é considerada a causa do justo, do belo, da verdade e da inteligência; mas não é prontamente visível aos habitantes da caverna, visto que na Teoria das Ideias, a caverna representa o mundo sensível (acessível aos nossos sentidos). Para Platão, só conhece a ideia Suprema de Bem o homem que ascende ao mundo inteligível, através do uso da razão.
b) Incorreta. Os habitantes da caverna não acessam a ideia do Bem, por isso seu comportamento - tanto público quanto privado - não é orientado por ela. Somente os homens que conseguem sair da caverna e acessar o mundo inteligível poderão ter comportamentos virtuosos, orientados pela Ideia do Bem.
c) Correta. De acordo com o racionalismo ético platônico, a moralidade é fundamentada na razão e o conhecimento do Bem, que é essencial para a prática da virtude. Como afirma a alternativa C, a Ideia do Bem não é facilmente atingida, e é imprescindível para que os indivíduos ajam de forma justa.
d) Incorreta. Segundo o fragmento do diálogo acima, a ideia do Bem se encontra no limite do cognoscível (conhecível) e é avistada, a custo. Ou seja, ela é difícil de ser alcançada, mas não permanece a todos incognoscível (inconhecível).