Nos estudos sobre a Antiguidade Clássica produzidos até o final do século XX, era costumeira a afirmação de que as mulheres em Atenas não participavam da política. A definição de “política” na Grécia, todavia, era feita a partir dos olhos do mundo moderno, e, nesse caso, era um sinônimo de “cidadania”. O cidadão ateniense era homem, filho de pai e mãe atenienses. As mulheres, estrangeiros e escravos não gozavam do mesmo status. Após os anos de 2000, a partir de críticas de estudiosos, a definição de “política” e de “cidadania” na Grécia Clássica passou a ser repensada e a capacidade de ação das mulheres atenienses no espaço público foi redimensionada. Nesses estudos, as mulheres cidadãs de Atenas ganham visibilidade. Filhas de pai e mãe atenienses, nascidas em Atenas, tinham limitações de voto, mas desempenhavam funções no mundo cívico. Elas não podiam, por causa de seu sexo, ser juradas ou magistradas, por exemplo, mas estavam vivendo no mesmo universo público, sendo também cidadãs.
(Adaptado de CUCHET, V. S. Quais direitos políticos para as cidadãs da Atenas clássica?. Hélade, 4(1), p. 143-158, 2018.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre Grécia Antiga e considerando o excerto anterior, assinale a alternativa correta.
a) |
Desde o século XIX, os estudiosos defendem que o conceito de “cidadania” e o de “política” na democracia ateniense eram frágeis, sendo pertinentes aos homens da elite. |
b) |
Estudiosos afirmam que, na democracia ateniense, a cidadania e a política eram conceitos desvinculados; portanto, as mulheres atenienses estavam afastadas da vida pública. |
c) |
Desde os anos de 2000, os estudiosos passaram a reconhecer as mulheres da Antiguidade Clássica nascidas de pai e mãe atenienses como cidadãs plenas com direito ao voto. |
d) |
Novas pesquisas debatem os conceitos de “cidadania” e de “política”, bem como a relação desses conceitos com as mulheres atenienses que poderiam ser definidas como cidadãs. |
a) Incorreta. Embora possamos dizer que o exercício pleno da cidadania ateniense seja restrito, cabendo apenas a homens livres nascidos em Atenas, não se pode considerar que esse tipo de restrição faça com que apenas homens de elite tenham acesso à cidadania, já que, no período democrático, o recorte para a cidadania não era ligado à renda. Além disso, historiadores do século XIX, ou mesmo anteriores a essa época, não consideravam cidadania e política conceitos frágeis na democracia ateniense, já que eram bastante representantivos da vida em Atenas, mesmo que sejam entendidos como categorias excludentes e restritivas.
b) Incorreta. A questão aborda um refinamento na pesquisa historiográfica sobre a Atenas clássica, relativizando a ideia de que as mulheres atenienses seriam totalmente excluídas da vida pública. Nesses estudos, apontam-se algumas possibilidades de participação feminina na vida pública, o que torna inviável a afirmativa de que as mulheres estariam excluídas da vida pública. Além disso, no contexto da democracia ateniense, cidadania e política eram conceitos intensamente vinculados, já que a própria definição de política continha uma concepção de cuidado com a cidade. Porém, aqueles considerados cidadãos eram uma parcela restrita da sociedade, já que só tinham direito à participação política direta os homens livres nascidos em Atenas e filhos de pai e mãe atenienses.
c) Incorreta. As categorias restritivas para acesso à cidadania plena realmente terminavam por excluir as mulheres, de modo que não podemos dizer que a plenitudade de cidadã - com direito à participação em assembleia, por exemplo - chegava às mulheres. O que as pesquisas mais recentes demonstram é que havia um grau de participação das mulheres na vida pública, mesmo que elas não tivessem poder decisório.
d) Correta. O que as pesquisas feitas a partir dos anos 2000 demonstram é que seria possível atrelar o conceito de cidadania às mulheres atenienses, não no sentido de ocupar cargos públicos, mas sim no de participar da vida pública. Na vida ateniense, as mulheres circulavam pelo espaço público, principalmente aquelas filhas de pai e mãe atenienses, o que influenciava aquela sociedade e fazia com que as mulheres atuassem, na prática, como cidadãs, mesmo que no sentido de participação política direta elas não tivessem voz.