A figura a seguir é a reprodução de uma capa do “Boletim de Eugenia”, de onde foi extraído o excerto transcrito ao lado.
Com base em seus conhecimentos sobre o ideário eugênico e seu contexto, e tendo em vista elementos do excerto, assinale a alternativa correta.
a) |
Uma criança considerada saudável seria branca e oriunda de uma família numerosa, o que atestaria a pureza racial da família e a superioridade reprodutiva da mulher. |
b) |
A ideologia do “aperfeiçoamento da raça” demandava políticas públicas para superação das desigualdades entre negros e brancos nas grandes cidades. |
c) |
Em sua busca por tratamentos alternativos ao “robustecimento” do corpo e “aperfeiçoamento racial”, a medicina eugênica opunha-se às práticas científicas. |
d) |
Tanto o autoritarismo contra os pobres quanto a obrigatoriedade das vacinas criadas pelo serviço sanitário eugênico provocaram grandes revoltas populares na década de 1930. |
O Boletim de Eugenia foi uma publicação que circulou no Brasil entre 1929 e 1932, vinculada ao movimento eugênico da época. O boletim tinha como objetivo disseminar ideias e pesquisas relacionadas à eugenia, promovendo a "melhoria" da população brasileira por meio de políticas de controle da natalidade, imigração e promoção da "pureza racial".
a) Correta. A alternativa aborda tanto um estereótipo racial do ideário eugênico que considerava que a criança bela e sadia era branca, quanto a visão que reduzia o papel feminino à sua condição reprodutora.
b) Incorreta. A ideologia do 'aperfeiçoamento da raça' não apresentava qualquer tipo de preocupação com a superação da desigualdade entre brancos e negros. Pelo contrário, as narrativas inseridas nesse contexto justificavam a desigualdade a partir de uma suposta superioridade da 'raça branca'.
c) Incorreta. A afirmação de que a medicina eugênica se opunha às práticas científicas é errada. Na verdade, a eugenia usava conceitos científicos da época, para justificar suas ideias de "aperfeiçoamento racial". Embora suas interpretações fossem muitas vezes distorcidas, a eugenia buscava legitimar suas propostas por meio da pseudociência da época, em vez de se opor a ela.
d) Incorreta. As revoltas mencionadas na alternativa são características do período da República Velha, isto é, são anteriores a década de 1930. Podemos tomar como exemplo a Revolta da Vacina, ocorrida em 1904 e também revoltas populares que se levantaram contra as políticas autoritárias contra os pobres, como a Guerra de Canudos (1896 - 1897), a Revolta da Chibata (1910), e a Guerra do Contestado (1912-1916).