O texto e o gráfico a seguir foram adaptados do documento “Notas sobre o Brasil no PISA 2022”, do INEP/MEC:
No Brasil, 27% dos estudantes atingiram pelo menos o Nível 2 de proficiência em matemática, percentagem significativamente menor do que a média dos estudantes entre os países da OCDE, que é de 69%. No mínimo, esses estudantes podem interpretar e reconhecer, sem instruções diretas, como uma situação simples pode ser representada matematicamente (por exemplo, comparar a distância total de duas rotas alternativas ou converter preços em uma moeda diferente).
Considerando o texto e o gráfico – que tratam do desempenho dos estudantes brasileiros no PISA 2022 –, é correto afirmar que o percentual de alunos do Brasil
a) |
que atingiu pelo menos o nível 2 de proficiência em ciências é de 45%. |
b) |
que tem baixo desempenho em leitura é maior do que o percentual de alunos com baixo desempenho em ciências. |
c) |
com baixo desempenho em Matemática é o dobro do percentual da média da OCDE. |
d) |
que teve alto desempenho em Leitura é de 5%. |
Perceba que a parte cinza do gráfico representa alunos de baixo desempenho (pontuação abaixo do Nível 2), enquanto que a parte branca e preta representam, respectivamente, alunos de médio e de alto desempenho (pontuação maior ou igual ao Nível 2).
Analisando cada um dos itens, temos:
a) Correto. O gráfico aponta que 55% dos estudantes atigiram pontuação abaixo do nível 2, portanto 45% deles () atingiram pelo menos o nível 2.
b) Incorreto. 50% apresentam baixo desempenho em leitura enquanto 55% apresentam baixo desempenho em ciências.
c) Incorreto. Segundo o enunciado a porcentagem abaixo da média na OCDE em matemática é de 31% () que por sua vez não representa a metade da porcentagem com baixo desempenho do Brasil que é de 73%.
d) Incorreto. Alto desempenho em leitura foi de 2% como apresentadado no gráfico.