Uma empresa produz arruelas (discos perfurados) pretos no formato indicado na figura a seguir:
O círculo externo tem de diâmetro; o interno, de diâmetro. Para pintá-las de preto, são adquiridas latas de tinta, sendo que cada lata é suficiente para pintar uma área total de . Sabendo que somente uma das faces da arruela será pintada, a quantidade mínima de latas que precisarão ser adquiridas para conseguir pintar 90 arruelas é:
a) |
4. |
b) |
5. |
c) |
6. |
d) |
7. |
Primeiramente vamos determinar a área da face superior da arruela (discos perfurados - coroa circular), com diâmetro externo de 60 cm e diâmetro interno de 40 cm, e respectivos raios 30 cm e 20 cm.
A área da coroa é:
Passando para metros quadrados:
Como será pintada apenas uma face, vamos assumir a face superior, a quantidade de metros quadrados de tinta necessários para a pintura das 90 arruelas será:
Como cada lata é suficiente para pintar uma área de , logo serão necessárias .
Como não há resposta no gabarito, sugerimos a anulação da questão.
Observação:
Se o exercício tivesse considerado a medida do raio externo como 60 cm e do raio interno como 40 cm, teríamos o seguinte resultado:
Em metros quadrados, .
Para 90 arruelas
Sendo necessário 6 latas.